Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Reminiscências Esportivas - TITO FINARDI -- 29/03/2010 - 08:20 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




BOM DIA ESPORTISTAS

WALTER GAMBINI

Reminiscências Esportivas - TITO FINARDI

Quero homenagear hoje um dos brilhantes jogares de futebol que Araras teve em décadas passadas. Seu nome, Dr. Ferucio Finardi, carinhosamente chamado pelos amigos como Tito Finardi. Iniciou sua carreira no ano de 1940, no Juvenil do Operário FC, hoje Associação Atlética Ararense.

Na realidade foi uma carreira curta por causa de algumas contusões sofridas que levaram o mesmo a desistir de jogar muito cedo. Infelizmente, pois o moço tinha tudo para brilhar em nossos campos esportivos. Jogava na posição de beque central, depois zagueiro. Perguntei ao Tito qual foi o melhor time de futebol que a Associação teve. Eis sua resposta: Cláudio, Tito Torrezan, Ari, Plácido, Changai, Paúra, Peru, Eloi, Flávio, Irineu e Lélio.

Emocionado, contava de memoráveis partidas que participou, mas uma ficou gravada na sua memória, disputada na cidade de São João da Boa Vista, em março de 1945, contra Sanjoanense. Essa equipe tinha uma das melhores equipes do interior, contava com grandes jogadores e a partida foi vencida pela Associação, por 2 a 0, gols de Lélio e Dinho. O jogo registrou as estréias do técnico Clodó, reserva do famoso goleiro do Palmeiras, Oberdan Catani; do Changai; e do goleiro Cláudio, todos vindos do Palmeiras. O técnico Clodó deu um verdadeiro show de tática e o Changai e o Cláudio fizeram uma grande partida, principalmente o goleiro Claudio, com grandes defesas, justificando a fama de que vinham precedidos.

Na semana seguinte após a vitória sobre o Sanjoanense, venceu também o Pinhalense por 2 a 1, na casa do adversário, grande rival do Sanjoanense.

Considero que foi uma partida memorável, porque poucas semanas antes o Sanjoanense, jogando em Araras, vendeu por goleada de 7 a 3. Naquela época, o futebol de Araras tinha grandes jogadores, e o jogador mais difícil que o Tito Finardi encontrou para marcar foi o Lélio, que era veloz e tinha um chute muito forte e imprevisível, de esquerda. Quando menos se esperava ele desferia a "bomba".

Tito disse que o futebol antigo do interior era muito bom, embora sem um preparo físico e tático apurado como o de hoje. Havia, naquela época, grandes dirigentes, tanto na Associação como no Comercial FC, cada um com seus predicados, como José Alberto Rodini, José Torales Bellini, Olympio Campanha, Osiris Martinelli, Armando Giacomini, entre tantos outros que muito contribuíram para o esporte ararense.

Na opinião de Tito, havia também bons treinadores, dos quais o que mais se destacou foi, sem dúvida, o Clodó. O melhor jogador que viu jogar em Araras foi o goleiro Cláudio. Com emoção, dizia o Tito, o que empolgava no futebol ararense era a grande rivalidade existente entre o Comercial e a Associação. Com o desaparecimento desses dois times e o advento da televisão, houve um arrefecimento das torcidas.

Diz ser palmeirense de coração e acha que Araras merece ter um museu esportivo ou um local para guarda do nosso património cultural e esportivo.

Para homenagear meu amigo Tito Finardi, quero contar mais essa: Em 1948, o time da Associação realizou uma campanha memorável e sensacional, sagrando-se campeão invicto na região, categoria aspirante. 61 anos são passados, eis seus jogadores: Aldo, Salvador, Olimpio Storoli, Saito, Juca Buzon, Tito Finardi, Mario Montagner, Gijo Roveroni, Baeta, Nelsinho Pesse, Martinho Finardi, Walter Rodrigues, Danilo Colombini e Nelo José Scarcella.

Também em 1949, dois rivais se defrontam na cidade de Pirassununga, CAP x Associação Atlética Ararense. Vencer lá era tarefa difícil, e o timão ararense venceu por 1 a 0, gol de Nelsinho, jogando com: Salvador, Tito Finardi, Zorzenon, Jair, Saito, Walter, Martinho, Lalato, Broco, Eloi e Nelsinho.

Muito ainda poderíamos contar sobre esse brilhante jogador de futebol de Araras do passado, Ferrucio Finardi, o Tito Finardi. Temos a certeza que seu nome estará escrito um dia no livro de Memórias Esportivas de Araras.

Fonte: TRIBUNA DO POVO/Esporte, Araras (SP), Sábado, 11/04/2009, Página 8A.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

Tito Finardi (Ferucio/Ferrucio/Ferrúcio)

Cantinho de Saudades - Adeus Tito Finardi


________________________________________


"Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!"

LUIZ ROBERTO TURATTI.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui