Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Choque de um Tapa -- 23/03/2010 - 06:54 (Marluci Ribeiro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Meu filho, com pouco mais de um ano de vida, teimava em explorar a tomada. Por mais que o advertisse, dando à voz uma entonação retumbante, nada o detinha diante daqueles dois orifícios funestos, de onde sairia um choque potente de 220 volts.

Mãe de primeira viagem, temerosa de que meu filho experimentasse um choque, decidi dar-lhe um tapa na mãozinha, seguido de novas advertências sobre o perigo iminente. O olhar lacrimoso condoeu-me, mas julguei, no momento, imperioso romper aquele círculo vicioso toque-choque.

A partir de então não foi mais necessário falar duas vezes: ao se aproximar do espelho do ponto de energia, apontava para minha própria mão relembrando o tapinha e insistia que se afastasse dali. Intimamente rezava para que a experiência não o impedisse de descobrir o mundo, de ter livre iniciativa. Enfim, de ser destemido.

O tempo passou e fazendo compras em um grande magazine, me deparei com protetores de tomada! Uma invenção que teria evitado aquele tapa em meu filho e certamente o estresse da vigilància irrestrita.

O segundo filho chegou e com ele a certeza de que não haveria mais problemas com choque. Dito e feito! Comprei vários protetores! Livrei minha casa e minha consciência daquele perigo. Engatinhando, o vi tatear o bendito artefato plástico e desistir de pronto daquela aventura.

Esqueci-me, no entanto, de que o mundo não tem protetores. Na primeira visita, num breve descuido, eis que ouço o berro de meu caçula! Corri para ele. Estava pálido, suava frio e chorava muito. Diante da tomada, ainda com os dedinhos próximos à abertura, constatei que fora vítima de um choque de 220 volts!

Não é fácil educar. Questionei-me se tinha o direito de usurpar do mais velho o direito à vivência de um choque. Lastimei o tapa não dado no caçula. Arrependia-me do tapa na mãozinha inocente do primogênito. Culpava-me pela bobeada em casa alheia e falta de tato para lidar com questões como essa.

Que caminho tomar na melhor condução da vida de nosso rebento? O que é lícito a um pai ou uma mãe fazer para protegê-lo? Até onde deve ir nosso poder de persuasão? Como decidir o que ele deve vivenciar? A questão persiste: o choque de um tapa ou o tapa de um choque?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui