Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O mendigo que se tornou rei... -- 18/07/2005 - 18:29 (Delasnieve Daspet) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O mendigo que se tornou rei...

Delasnieve Daspet

E agora?

Como ficaram os órfãos:?

A barafunda que se meteram os éticos petistas não tem paralelo em nenhuma das nossas “ repúblicas’ – seja ela velha, nova, anciã;

O que se assiste e assistiu foi a embriaguez do poder. O fugaz momento do deslumbramento que antecede as grandes derrocadas.

Festas, passeios, vinhos, destilados... tudo, tudo! Sem paralelo na nossa história.



Todos estavam planejados na proposta política de se abraçar o País ad eternum. Não era uma proposta de governo, mas de tomada de poder.

Foi assim na Rússia, czarina dos paises comunistas. É assim em Cuba – onde o totalitarismo se mantém no poder enquanto respirar o caudilho... E haja loas ao regime num pais de faz-de-conta.

Se tudo fosse muito bom por lá não haveriam debandas como acontece – quando as oportunidades surgem.

E são esses paises os dogmas e sonhos dos atuais representantes de nosso Brasil.

Vemos pelos noticiários a pobreza extrema como vivem...

Aqui também vivemos com muitos pobres. Famintos. Desvalidos. Lhes falta tudo. Até a dignidade.

Sim, porque se o homem não tiver dinheiro no bolso para alimentar a sua família não tem dignidade,

Se o aparelho do Estado não lhe garante sequer o tripé: saúde, educação, segurança – é um povo aviltado.

Pior, ainda, se não tiver emprego. Acresça-se a isso a sua lesão no quesito esperança.

É o que acontece aqui. Agora.

Os lulistas foram lesados, e, a reboque, - nós outros brasileiros, que também não soubemos impor as nossas vontades.

Com o circo pegando fogo, literalmente, ( aliás... está de um jeito que ninguém, em Brasília – grita: PEGA LADRÃO! ) periga a cidade ficar quase deserta! – mas como dizia, com o circo pegando fogo, o pessoal do poder se vestem de noivos caipiras e zombam de nós, regando bofes com caras guloseima, caros charutos cubanos, destilados de 12 anos...

É esta a zombaria a que estamos todos expostos! Todos, independentemente de credo, raça, cor ou grana no bolso.

Sim, Senhor Luiz Inácio Lula da Silva – o Senhor nos expõe ao ridículo quando arma festas fenomenais.

Sobra em tua mesa. Falta na nossa.

Zombas de nós – quando diz nada saber do que ocorre no seu quintal...

Ora onde se viu um filho ficar bilardário e o pai não saber como?!

Tenho filhos formados, pós-graduados, com excelente currículo e nenhuma estatal ou empresa com “ pé no governo “ vem lhes oferecer qualquer tipo de parceria!

Zombas de nossa inteligência, Senhor Presidente!

Mas não se engane, Presidente – a história já lhe reserva um lugar no panteão das grandes decepções.

Sobre isso já escrevi uma vez – quando o comparei ao Lech Walessa, (...), e o esquecimento será tua sina, pois a tua atuação é/foi ainda pior que o Kamarada Lech.

Pois volto a perguntar-lhe, Senhor Presidente: e agora ?

Dizer que o deslumbramento é a ante sala da corrupção e malhar no conhecido.

Dizer que Sua Exa. e cúpula se sentiram os deuses do mundo após a sua eleição é pouco...

Foi lhe dado o poder - o magnetismo mais potente a terra e puxastes para o seu lado a escória política – os perdedores do teu partido – quando podias – dentro da nossa sociedade – ter buscado o brilho perene.

Embriagou-se no afrodisíaco mais baixo – quando podias ter atado em si competência, talento, vivência, experiência.

Existiam mais de 53 milhões de motivos para isso... mas não, buscou compuscar-se com os títeres do mau caratismo... aliou-se aos ímpios.

Jogou pérolas aos porcos.

E o tripudio veio em dose cavalar: champanhe, caviar, roupão com algodão de Marselha, charuto cubano, destilado da Escócia, lençóis de cambraia chinesa... Os nossos empresários já não fabricam nada fino o suficiente para a turba.

Acompanhei por meses a pedido de compra da Presidência ... e ficava enojada de ver a quantidade de papel higiênico que solicitavam... agora, entendi para quê!

Precisavam de um estoque cavalar para tentar limpar toda a sujeira que nasce feito erva daninha...

Foram tantas as orgias que aí está o resultado: desmoralização completa do modelo de ética, do paladino do moral, que se diziam representar.

E o resultado é que estamos todos de luto.

Mas não é um luto partidário.

Não é o luto pela queda de uma sigla.

Estamos – de novo – reunidos – para chorar a morte dos sonhos, da dignidade, e da nossa classe política.

Estamos mais pobres... E aqui – apesar dos valores absurdos que ouço dizer que movimentaram e que sequer imagino como sejam – não falo em valores monetários. Estou falando, em última instância, da auto-estima, da esperança, da alegria, de democracia... Por isso digo:

Indignemos-nos!

Protestemos!

Falemos!

Se for preciso, pintemos-nos – de novo – de verde-amarelo!

Vamos às ruas!

Mostremos que não dá mais!

É o que nos resta!



Peço que façam chegar a minha carta ao mendigo que se tornou rei...



Delasnieve Miranda Daspet de Souza
delasnievedaspet@uol.com.br












Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui