Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62242 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5439)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6196)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Histórias Sobre Depressão Em Animais(Corrigidas) -- 06/02/2010 - 16:06 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Histórias Sobre Depressão Em Animais

Muita gente sabe que a depressão é uma doença de origem orgànica e psicológica que envolve apatia, tristeza e ansiedade. Porém o que muitas pessoas não sabem é que esta enfermidade pode atingir, também, os animais. Contarei dois casos abaixo:

O Passarinho da Minha Avó Mirtes:

Minha avó Mirtes tinha um canário, que há cinco anos morava com ela num apartamento no Centro de Curitiba. Ele era alegre e sempre quando alguém fazia uma visita, o bicho cantava harmoniosamente. Um certo dia, minha vovó decidiu passar um longo período no litoral. Por isto deixou seu animal de estimação na casa do seu filho mais velho, onde existiam outros pássaros nos viveiros e muitos cachorros. Depois de um mês esta senhora voltou à residência onde o canário estava hospedado e trouxe o animal de volta ao seu apartamento. Um dia depois Mirtes notou que o bicho estava com um comportamento estranho: não cantava mais e seu rosto demonstrava apatia. Sem falar que toda a vez que ela colocava alpiste na cestinha, a ave derrubava tudo e começava a bicar a parede. Logo minha avó percebeu que a doença do canário era depressão causada pela solidão e saudades dos seus amigos. Então ela resolveu voltar para a casa do meu tio e deixar a ave por lá. No mesmo instante que chegou neste local, o pássaro mudou sua fisionomia e começou a cantar. Hoje ele vive alegre e contente em sua nova residência.

Minha Gata Caolha:

Há cinco anos atrás surgiu uma gata coalha no quintal da minha casa e resolvi adota-la. Ano passado descobri a verdadeira dona dela: Tetê, uma vizinha da mesma rua. Esta senhora disse que, no começo, a felina morava com cinco cachorros e se dava muito bem com eles. Porém dois anos depois, Tetê adotou mais duas gatas que passaram a implicar com a bichana mais antiga agredindo a pobre. Assim a dona dos animais notou que a gata coalha passou a ficar apática e triste no seu canto, fatos que Tetê interpretou como depressão. Até que a felina sumiu, pois tinha encontrado um novo lar: minha casa. Hoje esta gata é alegre e brincalhona.
Luciana do Rocio Mallon








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui