Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Dieta do Lalau -- 06/04/2001 - 07:36 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Nosso querido juiz Nicolau dos Santos Neto, mais conhecido como Juiz Lalau, como todos sabem, está cumprindo um período de estadia em São Paulo. Após suas longas estadas em Miami e no Uruguai, volta à sua terra, desta vez sob os auspícios da Polícia Federal. Por nossa conta, pra simplificar.

Pelas fotos e filmes deu pra ver que nosso querido juiz emagreceu bastante nos seus últimos tempos de liberdade e é claro que falar na Dieta do Lalau não chega a ser algo novo ou original. Confesso que o vendo assim magro, olhar triste, com aquela expressão clássica de cachorro que caiu da mudança, por alguns breves instantes cheguei a compreender as aflições por que terá passado nosso grande vilão nacional. Felizmente foi apenas um instante de fraqueza. Quando ouvi a advogada dele falando na fortuna amealhada pelo maior alfaiate do mundo que, casualmente, era tio do maior mentiroso do mundo, logo recobrei a lucidez. Antes porém refleti um pouco sobre a tese de que os brasileiros não dão valor aos seus talentos, ou que santo de casa não faz milagre, entre outros dizeres creditados à sabedoria popular. O fato é que tínhamos um Armani aqui em São Paulo, faturando milhões e o povo nunca ouviu falar. Nunca o levaram para alguma olimpíada da tesoura com direito a patrocínio da Nike. Jamais o presentearam com alguma tesoura de ouro. Nada. É triste ver nossos talentos sem reconhecimento. Pelo menos este ficou muito rico e, embora por caminhos tortos, acabou sendo reconhecido. Mas fico imaginando quantos tios, avós, padrastos deixam heranças nestes dias, sem o menor reconhecimento público. Isto parece não ter jeito mesmo.

Recobrada a lucidez, fiquei especulando sobre os motivos do emagrecimento. O medo da prisão, o remorso talvez, ou a falta de salmão nas estàncias uruguaias. Talvez o tédio de não poder usar sua Lamborguini. Não sei, mas há que registrar que existe um grande potencial de emagrecimento na mudança de hábitos.

Talvez a verdadeira origem do emagrecimento do juiz fujão, seja na verdade a fuga, o esconde esconde, com suas emoções e dificuldades. Mais as emoções, imagino. Vejam que o Cacciola, que usa sua lambreta para passear em lugar de fugir, não emagreceu nem um pouco. Ao contrário, parece mais cheinho, como se diz. Talvez por ter reencontrado a mama. Não sei. Isto me faz lembrar que talvez a explicação do porque a maioria de nós na infància era magra. Talvez justamente por que a brincadeira infantil de esconder, embora com diferentes nomes, era disseminada em todo o país. Mais uma vez me curvo à sabedoria popular. Com uma simples e inocente brincadeira, pudemos manter nossa silhueta esbelta por um bom tempo. Com isto, devo concluir que nem mesmo a dieta há que ser creditada ao nosso Lalau.

Bem, para não decepcionar quem esperava saber sobre mais uma dieta para seguir, recomendo a brincadeira de esconde esconde, duas vezes por semana. Os resultados surgem em aproximadamente três meses.


Escrito em 05.02.2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui