Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Do homem! -- 25/01/2010 - 11:49 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Do homem!




Tal irracionalidade entre os homens há, que apesar de sonharem tanto, vivem insones dentro dos seus próprios sonhos. Isso é coisa de quem abomina a reflexão e debruça-se apenas, ou quase isso, sobre o que os olhos da carne veem de material e pronto! O capitalismo é mestre em conduzir seus seguidores nesse tipo de comportamento. O socialismo, seu antídoto.

A desgraça possui uma dada cor social que não se deixa encobrir-se de tudo. Não se pode dissipar a impressão que os fatos reais nos ofertam. Os patamares do crime são perversos demais para serem vistos e tragados passivamente. O mundo tem mesmo sido destecido por nós, esses tolos expectadores que pensamos podem tudo. Não podemos também esperar que as homogeneidades sejam serenas demais e que com um simples passe de mágica possamos reengendrar o necessário para que as coisas deem certo definitivamente. Só acertamos com densidade quando erramos e procuramos consertar as coisas. A vida é uma escola exemplar.

É, portanto, oportuno que nos preparemos para reolhar o mundo e com isso vivamos melhor. Há tempo, é certo, porém sem a fartura que o instante oferece. Já o desperdiçamos demais nas águas passadas. A pressa na reconstrução é mandatória.

As virtudes da austeridade não são poucas, sabemos muito bem disso. É axiomático, até. Mas é chegada a hora de abolirmos o culto às perseguições e o fomento às fofocas, tanto no grosso quanto no varejo sociais. Um país lindamente mestiço como o é o nosso, jamais poderia dar-se ao descuido de abrigar em suas vontades sociais o racismo, o desamor, as fronteiras internas de permissividade ou de segregação. Carecemos de lutas justas e de um comportamento novo frente aos nossos maiores desafios.

Esses modelos fossilizados de crescimento do passado não nos devem pertencer mais em nada. O Brasil tem que renascer novo em quase tudo. Cabe-nos reencontrar essa nova plaga, cheia de esperança e de desenvolvimento. Planejar é a ordem novíssima a ser defendida com vigor máximo.. Tão imoral quanto a omissão é a ociosidade passiva, cega, inútil.

Ano novo pede esperanças redobradas, força enovecida, acertos mais frequentes. Que 2010 nos traga ventos novos, criações diferentes, um mínimo de destruição ao meio ambiente, muita paz e bastante trabalho. Para crescermos de forma sadia precisamos estar com alma lúcida e a vontade em sintonia com os músculos do desenvolvimento. Que Papai do céu nos proteja muito e nos permita reencontrar a civilidade que tanto sonhamos ter. Os dindins não nos sejam o único sentido da vida e que com eles nós possamos construir um progresso mais justo para todos.

Creio piamente no poder do coração e na força do trabalho digno. Os homens reenxergarão seus erros do passado e reconstruirão um mundo novo e feliz como espólio para os nossos filhos e os nossos netos. É dever desta civilização mudar drasticamente no sentido de caçar os melhoramentos necessários para a construção desse sonho.2010 promete ser o marco desse recomeço.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui