Usina de Letras
Usina de Letras
185 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->o ninho do passarinho -- 17/01/2010 - 11:19 (josé paulo pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ninho do passarinho

Um dia desses achei um ninho de passarinho no pé de limão, no meu quintal.Logo procurei mostrá-lo ao meu neto. Erguendo-o, ele viu a rolinha perfeitamente encaixada no ninho.
_ Que bonitinha! Disse o meu neto.
Fiquei aguardando que ela saísse e olevantei novamente para que ele visse os ovinhos.
Aquilo foi assunto para o resto da tarde.O neto perguntou-me quem teria feito o ninho para o passarinho.
_Foram os passarinhos.Eles sabem fazer, com muito cuidado e eficácia.Meu neto queria saber onde eles aprenderam.
_Foi na natureza, disse-lhe eu. Desde que existe a natureza, ela se conserva, pois seus filhos aprendem a viver nela.Contei a ele que existia o João de Barro que faz o ninho de barro, daí o seu nome.Corri pegar uma enciclopédia para mostrar um João de Barro fazendo sua casa.No meu quintal não tem um João de Barro.
O ninho da rolinha virou atração para o meu neto.Trazia os coleguinhas para vê-lo e explicava que era feito pelos passarinhos, muito hábeis nessa tarefa.
No meu quintal aparecem pardais, rolinhas, andorinhas, com vóos rasantes e um Bem-te-vi que canta estridentemente no poste de luz da vizinha, acordando minha mulher muito cedo.
Eles gostam do meu quintal e eu gosto que eles gostem.Vêm sempre ali. Cantam, comem qualquer coisa, passeiam e vão embora.
Não sei onde eles moram. Só ficam mais tempo quando estão criando.
Imagino que se voltam sempre é porque são bem tratados.
Lembro-me que, quando era criança, vivia com um estilingue e os bolsos cheios de pedra para matar passarinhos.Não sabia por que matava, pois, às vezes, eram tão pequeninos que nem serviam para comer.
Matava por instinto. Era um caçador!
Hoje fico triste me lembrando disso e vejo que eles são tão bonitos, soltos no quintal!
Hoje tenho consciência disso.
Acho que no dia em que todos tiverem essa consciência, deixarão de destruir a natureza.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui