Usina de Letras
Usina de Letras
199 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Um homem de 70 anos -- 10/01/2010 - 15:24 (josé paulo pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Cê ta com 70 anos? Cê vai morrer!
Esta frase poderia ter sido pronunciada por um neto, diante do avó que ele considera bem velhinho. Mas não. Foi pronunciada por mim, num momento em que não estava meditando. Sim, pois se estivesse meditando, estaria vendo um homem de 70 anos como um moço. Estaria percebendo como o tempo passa depressa que não dá para perceber que já lá vão 70 anos. Estaria vendo a lógica do netinho, pois, naquele tempo em que eu era do seu tamanho, eu também via um homem de 70 anos perto da morte. Eu o imaginava de bengalinhas, enrugado, com a voz engasgada, olhando por cima dos óculos, com os olhos arregalados e lacrimejantes. Eu o via arrastar os chinelos e sentia cheiro de urina, pois ele molhava as calças quando urinava. Eu queria arrancar as cascas das feridas na sua face, mas doíam e ele não deixava. Eu ficava rodeando sua cadeira quando ele "meditava", querendo que me contasse histórias.
Quando pronunciei a frase - Cê vai morrer! Levei um susto. Está muito novo para morrer. Está forte e sadio. Faz caminhada, nada na piscina, vai a bailes, viaja. O homem de 70 anos tem vontades, tem sonhos. Sabe tanta coisa para contar aos netos e aos jovens! Acha até que é muito melhor que ser jovem. Às vezes os desafia com o argumento de que já fez tudo o que os jovens fazem e é capaz de fazer de novo, enquanto eles...
O homem de 70 anos até pensa na morte, mas para os outros. Ele se cuida bem, tem saúde e sua meta é, no mínimo, 90.
Reza para os próximos 20 anos passarem mais devagar, pois deseja curtir com mais sabor, agora que consegue viver melhor. Agora não se preocupa mais com fofocas, não reclama do restaurante, não enfrenta fila de ónibus, não vai à lavanderia, não tem pressa. Agora que consegue apreciar mais calmamente a natureza, pode se deliciar lendo uma crónica, pode ir ao cinema à tarde, pode conversar horas e horas, com os amigos, sobre os mesmos assuntos. Agora que ter um amigo para tomar um vinho já é uma festa. E sente a mesma alegria que o neto sente, estando numa festa.
Acho que a coisa que mais alegra um homem de 70 anos é ver um neto alegre, como numa festa. E isso só consegue quem tem 70 anos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui