Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Não se pode agradar a dois senhores -- 07/06/2003 - 09:46 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Lucidez de Maria

(por Domingos Oliveira Medeiros)





A escritora Maria Lucia Victor Barbosa tem razão. Há, no momento, pelo menos, duas classes de petistas: os que estão no poder, recebendo afagos, que alimentam a própria vaidade, amparados pelas benesses do poderoso Estado, capaz de conceder-lhes todos os privilégios desejados, e a outra classe, dos que ficaram órfão do PT.



E a outra classe, de órfãos do partido, “os militantes que povoam a classe média. Foram eles que sempre sustentaram as eleições do partido”. Entre eles, naturalmente, os servidores públicos que, agora, com apenas cinco meses de governo, já ensaiam vaias para a liderança governista, conforme foi o caso do José Dirceu, que tentava justificar o injustificável, e o próprio Lula, que deixou de lado, por alguns segundos, o sorriso marqueteiro que trás em seu rosto, como se o país estivesse vivendo em graças.



E a classe de órfãos não pára por aí. Conforme bem listou a escritora Maria Lúcia: “... entre suas várias categorias o baixo clero da intelectualidade universitária, que com medo corre atrás das aposentadorias; os chamados igrejeiros, que atuando inclusive por intermédio da Pastoral da Terra, ...devem ser sentir atônitos diante das críticas que a CNBB disferiu contra o governo que ajudaram a eleger”.



“Esses pequenos burgueses, como diria Marx, sempre forneceram fielmente os 30% dos votos nas três eleições que Lula perdeu. Mas agora estão órfãos porque seu operário-padrão converteu-se na mãe dos banqueiros e no pai dos especuladores”.



E a escritora vai um pouco mais adiante, quando levanta a hipótese de que os pobres e eternos órfãos será lembrados, apenas, nas próximas eleições. Certamente, na ocasião em que o Programa Fome Zero estiver com os caminhões repletos de cestas básicas. Bem próximo das eleições para prefeitos, do ano que se aproxima.



“Observe-se que petistas autênticos, daqueles tipo Heloísa Helena e Babá, tinham ficado órfãos de mãe quando faleceu a União soviética. Agora estão órfãos de pai, pois o PT que já vinha agonizando de eleição em eleição morreu para dar lugar ao novo PT, de terno Armani e colarinho branco”.



“Sem medo de ser feliz, o presidente discursa, pede paciência (menos para a votação das reformas), critica seu próprio governo e viaja. Enquanto isso, nos jornais e TVs que se tornaram órgãos oficiais, são divulgados elogios ao grande líder e estatísticas favoráveis para manter a esperança.”



E conclui, a escritora, de forma bem transparente, que os petistas, de fato, estão de luto. Luto porque amansou. Passou para o outro lado. De forma servil , de um lado, e arrogante, de outro. Fez uma plástica sem sucesso. Está irreconhecível. Já não admite, sequer, opiniões diferentes da cúpula do partido.



E nem se importa com a CPI que iria apurar a remessa, ilegal e imoral, de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio do Banestado. O maior escândalo deste país. E que poderia ser, muito provavelmente, a primeira e única chance de passar este país à limpo, prendendo figurões e inaugurando uma nova era de prosperidade e de política com P maiúsculo.



Domingos Oliveira Medeiros

07 de junho de 2003





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui