Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Século XXI: Falta informação ou sobra hipocrisia? -- 29/12/2009 - 01:07 (MARC FORTUNA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Algumas vezes encontramos na imprensa matérias que nos obrigam a voltar e reler na íntegra novamente o seu conteúdo. Não por serem escritas em português acadêmico mas sim por não acreditarmos no absurdo que acabamos de ler. Entrando na página inicial do site da UOL© no dia 08/12/2004 encontrei um link direcionado ao site MixBrasil UOL entitulado "Assembléia derruba projeto para `curar´ gays". Achando o título chamativo e deveras curioso, cliquei para ver do que se tratava a matéria.

Em suma, um deputado evangélico do Rio de Janeiro criou um projeto propondo a criação de programas com recursos do Estado que apoiassem a mudança da orientação sexual - da homossexualidade para a heterossexualidade. O projeto, segundo a matéria, havia sido aprovado pela Comissão de Saúde, Comissão de Combate à Discriminação e pela Comissão de Justiça da Assembléia do Rio de Janeiro, sendo rejeitado em plenário pelos Deputados.

No final da matéria, o UOL/MIXBRASIL abriu espaço para a opinião dos leitores e foi a leitura dessas opiniões que me deixou assustado, mostrando um Brasil despreparado, um Brasil sem meio-termos, um Brasil 8 ou 80. A maior parte dos leitores que deixaram suas opiniões no site não prenderam-se a discutir o conteúdo mas sim começaram a atacar-se mutualmente, iniciando uma "guerra" de palavras. Numa nação "democrática", todos têm o direito de expressar sua opinião. E através desta crónica expresso a minha. Deixo claro que minha crónica não é um ataque nem a um lado nem ao outro, mas simplesmente uma análise da situação "Matéria vs Opinião" mencionada. Sei que, como outras cronicas por mim escritas, esta também será 50% aceita e 50% rejeitada.

Enquanto outros países caminham na estrada do século XXI, ainda há no Brasil governantes que buscam um atalho retrocesso para a rua [sem saída] do passado. Precisamos parar com a hipocrisia e começar a respeitar o direito de escolha de cada um, se quisermos que nossos direitos sejam respeitados. Homossexualidade não é doença, homossexualidade não é crime... homossexualidade é opção. Crime seria do homossexual que estupra ou seduz menores, assim como crime seria do heterossexual que estupra ou seduz menores.

Com tantos problemas sérios no país e no mundo, tais como a fome que diariamente mata milhares de pessoas, sistema de saúde falido, desemprego, criminalidade crescente e tantos outros, hipocrisia sim é usar de recursos públicos para catalogar uma opção sexual "individual" (pois ninguém vai decidir ser gay somente porque o amigo ou a amiga disse que é legal) que gradativamente transformar-se-á na limitação dos direitos constitucionais do cidadão. Além disso, se aprovada fosse, esta Lei seria conflitante com outras legislações, tais como a Carta Magna do país e todas as demais que tratam do assunto dos Direitos Humanos.

Preservando a identidade, mostro a seguir algumas frases que fazem parte desta guerra formada ao pé da matéria original. Partes de frases mostrando os dois lados da moeda... os que defendem o projeto e os que atacam o projeto. No final das contas -assim como sua opção sexual - sua análise e conclusão é pessoal e portanto democraticamente respeitadas.

"...os deputados brasileiros foram eleitos para defender a Constituição da República e os Códigos legais, não a Bíblia..."
"Cuidado o extremismo pode levar a sérias consequencias..."
"O pecado não esta nisso, o pecado está na promiscuidade, mas são promíscuos os heteros, os bi e os homossexuais..."
"Já que a homossexualidade está sendo comentada na esfera religiosa, que Deus tenha piedade daqueles que sofrem absurdamente por não conseguirem aceitar o próximo como ele é..."
"A definição de certo e errado é apenas uma convenção que nós homens usamos para julgar outro homem..."

e

"Os demónios do homosexualismo só podem ser combatidos com jejum e oração..."
"Trata-se de uma aberração, pois Deus não se enganou ao fazer homem e mulher para que procriassem..."
"Não se trata de discriminar homossexuais, mas de condenar a prática do homossexualismo..."
"Deus criou o homem e a mulher. Não criou o homosexual. O homosexualismo é abominado por Deus..."
"Acho muito errado essa lei .... naum deveriamos curar e sim queimar as bichas..."


E assim seguem os ataques e as opiniões, de ambos os lados... dezenas e mais dezenas transformando-se numa acirrada (e preocupante) guerra. Lembremos que em certo ponto do passado da humanidade, os negros não tinham direitos e não eram considerados iguais aos brancos... lembremos ainda que em certo ponto as mulheres não tinham direito e não eram consideradas iguais aos homens. Qual será o próximo passo? Eliminar os idosos porque erroneamente julgamos que eles nada mais têm a contribuir para com a sociedade? Matar os pobres para que não tenhamos que enfrentar o problema social da fome e do desemprego?

Acredito que minha crónica tenha sido entitulada de forma errada. Ao invés de questionar "Século XXI: Falta informação ou sobra hipocrisia?" deveria ser "Século XXI: Falta informação e sobra hipocrisia".


by Marc Fortuna (Lord Fortuna of Lancaster)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui