Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Papai-Noel Verde -- 12/12/2009 - 14:03 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Papai-Noel Verde

Seu Zezé é um professor aposentado idoso que é , desde criança , torcedor do time de futebol chamado Coritiba . Por isto nos meses de novembro e dezembro ele veste-se de Papai-Noel verde com adornos brancos , que são as cores do time , e vai assim para a arquibancada assistir as partidas . Dia 6 de dezembro de 2009 seu Zezé foi ao estádio Couto Pereira assistir ao jogo do seu time contra o Fluminense . Lá houve empate e o time da casa foi rebaixado . Isto causou revolta em certos torcedores e começou uma confusão , onde pessoas invadiram o campo e começaram a jogar objetos na polícia , dentre eles os bancos dos reservas . Fora do estádio a balbúrdia continuou , os vàndalos quebraram automóveis e continuaram jogando objetos nos guardas . Seu Zezé , vestido de Papai-Noel verde , esperou a maré baixar um pouco para sair do estádio . Quando foi para a rua notou que a revolução continuava , por isto ele caminhou depressa com medo de alguma agressão . Porém quatro jovens avistaram o idoso e um deles falou :
- Vejam , só :
- Um Papai-Noel do nosso time !
- E o que o bom velhinho do nosso Coritiba nos deu de presente ?!
- Resposta : o rebaixamento !
- Por isto todo mundo deve correr atrás deste Papai-Noel verde para espanca-lo !
Seu Zezé correu , pelas ruas de Curitiba , o máximo que pode . Até que resolveu subir num telhado de um sobrado abandonado , que por azar não tinha chaminé . De lá ele viu o grupo de agressores passar . Porém só quando anoiteceu é que o bom velhinho verde decidiu descer à terra firme .
Dias depois conversamos no ponto de ónibus e ele comentou :
- Como você sabe , sempre faço trabalho voluntário no Natal , doando brinquedos e brincando com as crianças em comunidades carentes e orfanatos . Além de realizar palestras sobre ecologia e meio-ambiente . Mas neste ano gostaria de fazer algo diferente relacionado à paz no futebol .
Então eu disse :
- Tive uma idéia :
- O senhor poderia distribuir bolas de futebol infantis com a pomba da paz estampada nelas . A cada chute que um objeto destes recebesse , o espírito da ave da harmonia se espalharia pelo ar numa mensagem de fé e esperança . Afinal , toda vez que a mesma criança fosse chutar esta bola estampada , lembraria da paz .
Assim o bom velhinho falou :
- Excelente idéia !
- Além de distribuir bolas infantis , com a pomba da paz estampada , eu darei palestra sobre violência no futebol para os pequenos .
Logo lembrei - me :
- Nunca devemos nos esquecer que as cores do time Coritiba são o verde da esperança e o branco da paz . Por isto ele não deve combinar , em hipótese nenhuma , com a violência .
Luciana do Rocio Mallon






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui