Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A Fonte -- 22/11/2009 - 20:56 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pássaros voam na manhã clara. Os sons deliberadamente se alongam quando você acorda, sem senso de onde está ou do porquê de estar ali. Apenas existem, os sons exasperantes do passaredo, da água caindo nas folhas das árvores, gotas que se adensam da umidade e se espraiam nas copas que sombreiam a estrada, o caminho por onde você passou há horas atrás, para finalmente se estender e ver as estrelas que se afirmavam no frio céu distante, quando foi chegando o sono. Olhando de maneira firme, você podia divisar as Nuvens de Magalhães, as Três Marias, subindo lentamente, enquanto giravam a esferas da orbe que os antigos acreditavam ser de cristais sobrepostos que deslizavam entre si como num imenso maquinário, onde de um lado escorregava a lua, do outro o sol, mais além o firmamento mas sempre, e sempre, tudo girando em torno da Terra. O Antropocentrismo, o Geocentrismo, o sol gira em torno da terra, tudo gira em torno de nós, afinal, tudo é relativo. Ou não? Tudo afinal é relativo e quando decidi andar de novo, já os pássaros se escondiam dos finos raios de sol que expunham suas plumagens coloridas e seus bicos longos, como se pudessem ocultar sua própria beleza, sem alarido algum, sem peso nos galhos.

Não admira Icaro ter tido a ousadia de tentar voar, porém sem seguir os conselhos do pai prestimoso. Eu já prefiro o Caminho do Meio e é por onde sigo, com meu cajado, em meio às clareiras que surgem do nada e onde posso ver as folhas secas vindas do alto, vez em quando batidas pelos turbilhões de vento que anunciam algo de chuva, as folhas se erguem como que por mágica e a luminosidade se altera, filetes de luz penetram entre as folhagens e criam a ilusão de que há duas florestas, a de cima e a de baixo, que é onde caminho e procuro meu sentido. A de cima é reservada aos deuses alados.

Alguém poderia afinal perguntar, o que faz um homem andando numa floresta tendo dormido ao relento sob as esferas de cristal do mundo? Por qual razão um homem pode estar assim tão distante de sua origem, procurando um sentido para sua vida no vento de uma chuva em meio à mata?Simplesmente não há sentido. Fui colocado aqui, dentro de um plano que talvez seja um plano mais do que o das próprias árvores, dos seres inanimados que habitam o solo (pedras, gravetos, minúsculos cristais, terra cheirando a chuva antiga) e maior do que os das orbes que giravam em perfeita equação até há certo tempo, até que um homem ( sempre um deles) provou que todavia se move. O plano, a esfera, Eppur se Muove, as folhas, as borboletas azuis que desfilam sua magnificência entre os arbustos, todavia tudo se move e eu com o cajado, busco o sentido que talvez não seja o meu, mas o de todos. Ah, pensar que Deus é um ser talvez de barbas brancas, pensar que ele possa estar bem ali, adiante da próxima clareira, bem ao alcance de meu cajado, sorrindo talvez à beira de um lago onde saciarei minha sede; o eterno retorno da ilusão de que se pareceria conosco.

Então caminho e meus passos esmagam as folhas que caíram há séculos dos galhos do alto, sigo o caminho margeado por antigas pedras cheias de musgo, com marcas que denunciam a presença humana ancestral ali, talvez a de um outro viajante que se procurou a si mesmo sem se perder, num sentido mais vasto, mais perfeito. Talvez ele seja o autor dos rabiscos em alguns troncos com indicações que eu sigo sem temer porque sei que passou por ali alguém e mais outro e mais outro, como uma multidão de peregrinos perseguindo a verdade mais justa, o segredo mais oculto, o cristal mais luminoso. Esse talvez o sentido da busca, ouvir os estalidos da batida dos pés, ouvir o próprio coração pulsando no peito, seguir o rumorejar das águas.

Até que se chegue à própria fonte.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui