Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como posso ajudá-la. Dicas da tininha -- 03/06/2003 - 15:03 (Ermantina Ramos(Tininha)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já está registrado e é de suma importância, para as pessoas que passaram pelo Câncer de Mama, não sei em que categoria poderíamos colocá-lo.

Abraços

Tininha

COMO POSSO AJUDÁ-LA. DICAS DA TININHA.



O câncer da glândula mamaria, ou câncer de mama, é o 2º tumor encontrado com mais freqüência na mulher. O câncer do colo uterino é o tumor mais comum na população feminina brasileira. Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença crônica e controlável se detectada a tempo, o que nem sempre acontece, pois o medo de um diagnóstico positivo é muito grande. Evita-se a consulta, adiando-se assim conhecer o diagnóstico médico, embora o diagnóstico precoce é a segurança, é qualidade de vida.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A cura depende exclusivamente de você da sua vontade, da perseverança, a recuperação é alcançada, com o tratamento e a ajuda de seu médico.

Podemos contar também com os de Grupos de Apoio, entre eles temos o programa “Reach to Recovery” Alcançar a Recuperação, programa este seguido em 27 Países inclusive no Brasil.

Sendo este seguido por muitos Grupos e o resultado tem sido surpreendente.



Pense bem: o Câncer é tão incapaz que não pode mutilar o afeto, não pode abater a esperança, não pode corroer a fé, não pode acabar com as amizades, não pode comprometer a vida eterna, não pode saciar o espírito, nem tão pouco diminuir o poder do Amor.



Assim que descobrimos um nódulo, o desespero nos acomete pairam as questões:

E agora, um câncer? Vou morrer? Quanto, tempo tenho, de vida? E meu seio? Meus filhos? Como vão ficar? Com quem? E meu marido, quando souber? Qual será sua atitude?



Quantas perguntas passam por nossa cabeça em segundos, por causa da aflição, e não temos as respostas prontas para nos estimular. Mas existe uma alternativa. Procure imediatamente o seu Médico de confiança, ele é a pessoa mais indicada para todas as respostas. Desabafe, pergunte tudo o que lhe vem à cabeça, não guarde incertezas. A mama está muito ligada ao afeto, ao amor, ao carinho e a fatores psicológicos. Ela representa nossa primeira ligação com o mundo.

No seio mamamos e recebemos os primeiros carinhos da mãe, que alimenta o corpo e a alma de seu filho. Este é um dos motivos do seio representar muito para a mulher. Ele é parte integrante do “SER MULHER”.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



O seio que a torna feminina, desejada, e diferenciada do homem, é um dos motivos que, na sua falta, alteram seu estado de ânimo, tornando-a desanimada, deprimida e ansiosa.

O importante, porém, é cultivar o presente e não o passado, olhar sempre para frente para o futuro. Existe uma passagem na Bíblia que nos mostra nitidamente que, o que ficou para trás não deve ser visto. É a passagem de Sodoma e Gomorra, que conta sobre “a mulher de Ló que ao olhar para trás virou estátua de sal”. DEUS ao pediu, que não olhasse para trás, isso nos mostra que o passado deve ser esquecido e evitando assim sofrimentos.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



O câncer não é fácil de enfrentar, mas... É fácil de ser tratado, quando nós o encontramos.

Motivo esse que lutamos muito pelo DIAGNÓSTICO PRECOCE.

Nosso corpo é formado por milhões de células e se o crescimento delas ocorre descontroladamente, formam-se os tumores. Podendo ser benignos ou malignos.

O maligno chama de Câncer.

O câncer ocorre do crescimento descontrolado de um grupo de células doentes.

As células anormais invadem as células normais que estão a sua volta, ocasionando o tumor e podem cair na circulação, levando-as a locais distantes do inicial. É o que chamamos de metástase. Apenas os tumores malignos é que podem originar metástases, porém são facilmente combatidos quando detectados no início e quando recebem tratamento adequado.

A idéia principal é de que não devemos esperar um tumor aparecer. Devemos cuidar do DIAGNÓSTICO PRECOCE.

A PROCURA É CURA. O CÂNCER DE MAMA TEM CURA. PROCUREM.

O ideal é localizar o câncer em seu início e procurar tratá-lo, para curá-lo imediatamente.

A maioria dos nódulos que aparecem na mama são benignos, não crescem, não doem, nem invadem outras partes do corpo. Os cistos são alterações benignas, comuns nas mulheres. Eles aparecem no período pré-menstrual, chegam a ser doloroso, mas não se trata de câncer.

Essa dor é simplesmente uma Mastalgia, podendo ser uni ou bilateral, resultando muitas vezes até o aumento de volume das mamas, chegando a causar edemas, ingurgitamento.

Na famosa “TPM” é muito comum.

Seus fatores são vários e somente um médico poderá diagnosticar, não se deve deixar de procurar um médico quando qualquer sinal aparecer. Ele é seu melhor amigo.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



O auto-exame periódico é importante tanto para a mulher que nunca teve câncer, como para aquela que já teve, para que não haja uma recidiva (ou seja, novos tumores). Nesta página devem-se mostrar fotos de auto-exame.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Todos os passos do auto-exame devem ser seguidos como se recomenda. Principalmente, fazê-lo do 5º ao 10º dias após a menstruação. A secreção dos mamilos, quando sanguinolenta, deve ser investigada. Para saber se há ou não malignidade, é necessário fazer exames e principalmente a mamografia, que permite visualizar o tumor ainda em sua fase milimétrica nas mulheres com mais de 35 anos, nas jovens se recomenda a ultrasonografia. Hoje ainda é o único método seguro, embora deve ser complementado com ultra-sonografia em casos de mulheres com mais de 35 anos e em certos casos recomenda-se a ressonância magnética, para se concluir, antes de fazer exames mais agressivos.

A mamografia é feita em um aparelho de raios-X especial. É um exame simples e se recomenda fazê-lo após a menstruação, pois dias antes as mamas ficam sempre mais sensíveis. Deve-se fazê-lo uma vez ao ano. Esse exame não é prejudicial à saúde, pois a sua irradiação é um pouco maior do que a da chapa dos pulmões. Para mamas muito doloridas sugerimos que converse com seu médico ele lhe indicará um analgésico.

Quando ocorre uma suspeita qualquer, deve-se fazer uma biópsia, que é feita através de uma pequena cirurgia ou através de agulhas, dependendo dos critérios usados pelo seu médico. Cada caso é um caso e só o médico pode resolver a melhor forma de tratar o assunto.

Confie no seu médico. Ele é seu amigo e confidente. Só ele poderá lhe curar.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Existem vários tipos de tratamento e cirurgias. O seu médico com certeza indicará o melhor para o seu caso.

Quadrantectomia = é a retirada de um quarto da mama e na maioria dos casos é complementada pela radioterapia.

Imaginem um relógio divida-o em quarto. Visualizaram, exatamente os quadrantes.

Ex. Você olhando para a paciente do 12 até o 3 é o quadrante direito superior, do 3 até o 6 o quadrante direito inferior, do 6 até o 9 quadrante esquerdo inferior do 9 ao 12 quadrante esquerdo superior. Na linguagem médica às vezes eles se referem ao tumor através de horas e dizem está localizado às 10 horas é claro que vcs. Saberão que o tumor está no quadrante esquerdo superior.

Assim na cirurgia será retirado esse quadrante, ele não erra e sabe onde encontrar o tumor. Sem nenhuma dificuldade. Essa cirurgia normalmente fica imperceptível, pois o corte é feito pela aureola, retirando se o tumor, sem deixar grande cicatriz.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Radical = é a retirada, total da mama, conservando-se ou não o músculo peitoral, dependendo da técnica a ser usada pelo seu médico. Mas isso só acontece em casos muito avançados onde as pessoas não procuram através do DIAGNÓSTICO PRECOCE.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

No entanto, tanto em uma situação, como em outra, pode ocorrer de ser necessário à retirada dos gânglios linfáticos das axilas, embora hoje há uma técnica do linfonodo sentinela (embora nem todos os médicos a conheçam). Pode ajudar a não retirada dos gânglios das axilas, há médicos que retiram normalmente os linfonodos da axila, assim devemos ter mais cuidados com complicações posteriores, como:

-complicações com o braço do lado que sofreu a cirurgia

-dores e restrição de exercício do lado operado.

-falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço.

Mas tudo deve ser reportado ao médico que lhe dará as explicações às soluções necessárias.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A sua psicóloga e fisioterapeuta passarão todas as informações necessárias. Mas para amenizar esses problemas, existem os Grupos de Apoio. Procure-os.

O “Reach to Recovery” é um programa internacional de Apoio à pessoa mastectomizada. É inteiramente gratuito e oferece próteses e soutiens especiais, além de oferecer também apoio psicológico e fisioterápico. Nesse programa se aprendem vários movimentos que ajudam na recuperação, com o apoio de outras mulheres mastectomizadas que já passaram pelo mesmo problema. Nesse programa elas fazem a partilha, ( momento que cada uma conta seu problema) que são depoimentos sobre o que já passaram e você terá oportunidade, de ver, que nada é diferente, do que você esta passando.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



EXERCÍCIOS:

Atenção os exercícios não devem cansá-la. Os movimentos devem ser realizados iniciando-se cada um com três repetições e vai se aumentando até chegar a 50 repetições. Devem-se sempre fazer os exercícios em frente a um espelho para que SEJAM feitos corretamente. Isso contribuirá para que você alcance a sua recuperação num tempo mais breve. Exemplos:



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Comece com três e lentamente vá aumentando, depois da 3ª ou 4ª vez aumente para 5 vezes e assim até chegar aos 50 exercícios por dia. Tudo com muita calma e sem dor. Qualquer alteração procure imediatamente se médico.



-formiguinha: (1) (ilustração, todas)

Este movimento pode ser feito logo após a cirurgia com os dedos caminhando pelo lençol na cama do hospital, exatamente como uma formiga, ela tem passos curtos e lentos, nada de pressa, tudo tem seu tempo. Sua recuperação depende somente de você.

Quando você estiver em casa, caminhe como uma formiga (com seus dedos), mas agora na parede suba com seus dedos lentamente, até onde você não sentir dor, se doer, pare e volte ao ponto de partida, nunca exagere. Esse vai e vem muito lhe ajudará.



-pêndulo: (2)

Fazemos esse exercício com uma corda um pano.

Numa porta você pede para alguém, pendurar a corda ou o pano e você segura com as mãos nas pontas e com o braço que não foi operado, vai puxar a corda ou o pano para baixo e depois com o braço operado, tentar puxar lentamente, até que você consiga fazê-lo normalmente como um engraxate lustrando um sapato vai e vem.



-passarinho: (3)

Imagine-se um passarinho, e comece a bater os braços lentamente tentando fazê-lo subir.

Seus braços lentamente vão subindo a cada dia um pouco mais e você observará que o seu desempenho vai melhorando dia a dia.



-sutiã: (5)

Esse exercício é muito simples você deverá simular que está abotoando o seu sutiã.

Faça-o várias vezes ao dia até que o faça com conforto sem sacrifício;



-oferecer: (levantar as mãos para frente ela estando junto do corpo até o alto na frente)

A palavra já diz oferecer, sim ofereça algo a alguém, como se você estivesse com uma bandeja nas mãos para oferecer um copo de água para alguém, Sempre sem sacrifício vá até onde der.



-cruz: (4)

Abra seus braços como uma cruz, várias vezes. Estique-o até onde puder sem que sinta dor.



-pegar na orelha: (7)

Com o braço do lado operado tente pegar a orelha do outro lado, claro que não vai conseguir nas primeiras tentativas, mas... Com todos os exercícios que você está fazendo diariamente e com a perseverança que eu tenho certeza que você vai ter, pois quer a sua cura, conseguirá rapidinho. Nunca force o seu desempenho, Faça apenas o que lhe der prazer, pense que os exercícios a ajudaram na recuperação.



-vassoura: (6)

Esse exercício todas sabe fazer e muito bem. Pegue uma vassoura e lentamente tente varrer sua casa, fácil, mas deve ser feito bem devagar sem nenhum esforço.



-pegar a alça: (8)

Vejam tão simples, mas tão importante, com a mão do lado operado você deve pegar a alça do soutiens do lado que não foi operado, assim cruzando o seu braço sobre os seios, assista televisão sempre que puder nessa posição, com isso você se exercita e descansa o seu braço até o dia que conseguir colocar o braço sobre a cabeça, tenho certeza que sentirá alivio e um conforto muito grande. Com isso você está fazendo exercício sem perceber.



-rotação: (9)

Claro que este é mais difícil, mas comece a fazer sua mão rodar, pegue uma bolinha e gire-a na sua mão, devagar comece a girar o pulso, com o tempo gire o cotovelo, depois é só girar o braço. Lembrando que nunca deve sentir dor ou forçar, mas deve tentar para chegar ao ideal, com perseverança tudo vai rapidinho.



-alcançar o teto: (10)

Essa é uma brincadeira de criança. Levante seu braço devagar, cada dia um pouco fazendo de conta que quer pegar o teto. Faça esse exercício sempre que se lembrar e verá como rapidinho conseguirá seu desejo. A RECUPERAÇÃO.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Sempre muito cuidado ao realizar os exercícios para que sejam corretamente executados e não provoquem dores posteriores. Muita atenção: em caso de qualquer alteração, inchaço ou vermelhidão, procure imediatamente o médico.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Deve-se evitar: (ILUSTRAÇÕES)



1- cortes, queimaduras, feridas e arranhões. Caso aconteça algum ferimento, desinfetar imediatamente.

2- carregar peso, principalmente do lado operado.

3- fazer grandes esforços.

4- usar qualquer objeto que aperte o braço do lado operado como: relógios, pulseiras, mangas e punhos estreitos.

5- receber soro no lado operado.

6- medir a pressão arterial no braço operado.

7- retirar a cutícula da unha com alicate (usar removedor de cutícula).

8- depilação com outros meios que não sejam o depilador elétrico ou simplesmente com tesoura de bico curvo ou redondo.

9- de preferência o desodorante neutro tipo spray e com pouco álcool.

10-banhos muito quentes e saunas.

11-picadas de insetos (evite-os, fuja deles).

12-a tristeza, ela não deve fazer parte de sua vida.

13-substâncias irritantes que ressecam a pele. Procure usar um bom creme de lanolina na mão do lado operado.

14-tomar injeções ou vacinas no lado operado

15-segurar bolsas e sacolas de supermercado do lado operado.

(luvas não devem ser apertadas)

16- mexer com material de limpeza. Use luvas, pois podem causar alergia.

17- colocar as mãos no forno, use luvas térmicas ao pegar uma panela no cozinha,

18-use dedal ao costurar.

19-use luvas para mexer com terra, ou nos jardins e vasos.

20-use luvas de borracha próprias para lavar louça.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Você deve movimentar o braço operado logo após a cirurgia. Use-o para os cuidados de higiene, que nesse momento são muito mais importantes. Exemplos: (ilustrações)



1- escovar os dentes.

2- escovar os cabelos e lavar a cabeça.

4-enxugar as costas.

5- comer sozinha, você tem condições.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Em casa, você deve fazer atividades leves. Exemplos: (ilustrações)

1-lavar banheiro.

2-passar pano nos móveis.

3-cozinhar e lavar a louça e as panelas.

4-pendurar roupas, tanto no varal para secar, como nos guarda-roupas.

5-lavar as portas e paredes com as duas mãos.

6-lavar vidraças.

7-costurar a maquina ou à mão.

8-passar roupas.

9- varrer a casa e usar o braço operado para colocar o lixo na pá.



MAS ATENÇÂO:





Você não deve sentir cansaço; respeitem os seus limites, pois eles são diferentes, de

paciente para paciente.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXaAQUI COMEÇA A CORREÇÃO

ALIMENTAÇÃO



Prestar atenção na alimentação.

É importante você ter orientação de uma nutricionista oncológic, para o seu acompanhamento.

Cuidado com as gorduras, pele de frango e carnes gordurosas.

São três os grupos de alimentos: (ilustrações)



1º. Os construtores: que fornecem as proteínas, que formam nossos órgãos e músculos. Exs.: Queijo magro, leite desnatado, manteiga, ovos, peixe, frango sem pele. Evite os miúdos (coração, fígado etc.). A carne deve ser sem gordura. Evite gorduras, frituras, feijão, grão de bico e lentilha.



2º. Os energéticos: que nos dão o combustível para as atividades diárias. Ex.: pão, macarrão, arroz, milho, torrada, batata, mandioca e pizza.



3º. Os reguladores: que equilibram o funcionamento do nosso organismo. Ex: repolho, beterraba, brócolos, cenoura, banana, maçã, laranja, melão, frutas e verduras em geral.



Juntos, esses alimentos nos dão uma refeição equilibrada.

Em cada refeição devemos usar sempre um alimento de cada grupo.

Juntar, por exemplo, peixe, arroz, brócolis.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Comer bem devagar, mastigar bem para que a digestão seja perfeita.

O principal motivo da preocupação com a alimentação é que ela interfere diretamente na produção de um hormônio da família do estrógeno que interfere e estimula o crescimento das células que dão origem ao câncer de mama.

A paciente com câncer de mama não deve fazer uso desse hormônio.(ILUSTRAÇÃO)

SEM AUTORIZAÇÃO DE SEU MEDICO.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Reações das pacientes no leito (ilustrações)

Calma.

Confiante.

Mais aliviada.

Sorridente e mais esperançosa.

Aceitação positiva. Mais segurança.

Sem medo. Satisfação.

Vontade de lutar.

Confiança na voluntária pode ajudar muito na recuperação.

Mudanças positivas.

Adaptação à nova imagem.

Força para enfrentar o novo período.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Reações difíceis (ilustrações)



Rejeição familiar (marido), medo, falta de informação, insegurança, auto-imagem,

Sexualidade ferida, carência sócio econômica, preconceito, vergonha do estigma da doença.

Medo, de rejeição social, angústia, ansiedades dos familiares, baixa da auto-estima, revolta, recusa.

Negação da realidade, depressão, medo da dependência, mágoas, choques emocionais.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Porque eu? (tudo ilustrado)



Ignorância, medo da repulsa, medo do contágio, medo do espelho, medo do espelho social (contato humano), não aceitar a mutilação, auto-medicação, medo de perder os sensos estéticos, pacientes omisso não quer saber das conseqüências, medo da ameaça da morte, medo da quimioterapia, apatia, isolamento, efeitos colaterais dos medicamentos, aceitar a esterilização devido à quimioterapia, auto piedade, tabus alimentares, chantagem emocional, piedade de si, pedir colo, sentir falta de carinho, ocultar dores, guardar segredos, infantilizar-se, baixa de libido, falta de esperança, sentimento de negligência médica, falta de aceitação, violência com a família, como reagir nesses momentos.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



O estado de espírito da paciente é muito delicado e devemos respeitá-lo acima de tudo.

Podemos dizer que a reação dos familiares que não estão preparados é o que mais toca na paciente. Os medos são comuns, tudo que é novo nos traz insegurança. Imagine como fica a cabeça de uma mulher que perde um órgão tão importante. É nesse momento que deve entrar o amor familiar como atitude importante na vida dessa pessoa.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Quando a paciente está bem informada sobre tudo o que vai lhe acontecer, cresce naturalmente a segurança, que a ajudará na recuperação mais rápida e com confiança.

É claro que sua auto-imagem está ferida, mas não deve ser motivo de desespero. É preciso massagear o seu ego e tudo vai ficar melhor.

Com a reconstrução imediata do seio - o que hoje já está na Lei, permitindo-se que o SUS cubra os custos dessa cirurgia - melhora muito o estado geral da mulher. Dando-lhe mais segurança.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Para a mulher é muito importante a sua sexualidade, bem como para o seu parceiro, mas é dele que vai depender, à volta da mulher à sua vida normal e principalmente de sua vida sexual.

Uma volta rápida à rotina é muito importante para a sua recuperação. O trabalho deve ser conservado, mas se caso vier a perdê-lo não deve se desespere. Outro com certeza aparecerá.

Vale o provérbio: “Sempre que se fecha uma porta, abre-se uma janela”.(ilustrar)



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A vida continua...



Há pessoas preconceituosas em relação a muitas coisas, não só com pessoas mastectomizadas. Preste atenção e verifique se essa preocupação não está mais na sua própria cabeça, e não na das outras pessoas. A maioria das pessoas nem toma consciência da situação de saúde dos outros. Ninguém vai reparar em você.

Não tenha vergonha de nada. Você esta viva e continua saudável. O seu problema de doença está superado.

A única verdade que você deve ter em mente é a sua saída para a vitória.

CARINHO, ESTIMULO E AMOR é tudo do que você precisa, receber de sua família. Para tanto, ela precisa estar informada sobre o que você esta sentindo.

Não esconda nada.

Conte de como está sentindo, não omita nada, não se magoe sem motivo. Se estiver consciente de tudo que está acontecendo será mais fácil superar esta fase de sua vida. Mantenha a naturalidade em tudo que você faz, tanto no ambiente familiar como no social. Se você agir normalmente, tudo sairá bem.

Caso alguém a rejeite, troque essa amizade, que isso só lhe trará benefícios. À medida que o tempo for passando, você conseguirá enfrentar o problema com mais firmeza. À volta do câncer só acontecerá se você não tiver firmeza com o seu tratamento.

O médico nunca deixará seu tratamento pela metade. Na maioria dos casos quem se afasta do médico é a paciente, que só retorna quando a doença volta.

Nunca faça isso. Siga os conselhos de seu médico até o fim do tratamento e volte sempre que ele marcar durante os cinco primeiros anos, no mínimo. Não deixe de visitar o médico periodicamente, para que não haja novidades no futuro.

Do segmento é que depende a sua CURA.



Para se sentir bem, procure tomar seu banho logo pela manhã, fique perfumada, arrumada e cheirosa, para se sentir melhor e com a auto-estima em alta. Escove seus dentes seus cabelos o importante é se sentir bem.

Não adianta a revolta, a agressividade.

A aceitação é o melhor caminho para uma boa recuperação. Rezar, orar é bom. A oração nos coloca em comunhão com Deus. Ainda que demore uns dias, você logo se sentirá mais confortada e amada.

A aceitação das provações é o melhor caminho para uma vida saudável.

A impressão e a expressão andam juntas e quando não há essa união acontece à depressão. Cuidado.

Procure se expressar para que tudo se torne mais fácil.

O grupo de apoio existe justamente para esse começo.

A expressão é um pouco difícil, mas no grupo você terá a força das companheiras e tudo será mais suave. A independência é muito importante nesse momento da sua vida, e é só exercitando que se chega ao crescimento necessário para superar esse momento.

A luta é só sua.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A radioterapia (ilustração)



Radioterapia é o uso de Raios-X de alta potência.

Aparelhos de cobalto, elétrons, aceleradores linrares betatrons e outras fontes de radiação, são usada no tratamento de doenças degenerativas.

Normalmente em casos muito adiantados, é usado antes da cirurgia para bloquear o crescimento do tumor, para depois fazer a cirurgia. Quando usada após cirurgia é para evitar um reaparecimento do tumor.

É um tratamento que só pode ser executado por um radioterapeuta médico especialista e graduado em radiologia. Os equipamentos são sofisticados e são precisos vários cálculos para se atingir os objetivos. As células doentes se são atingidas morrem, mas as células saudáveis, também se o forem, esse é o motivo de tanta exatidão.

Em muitos casos é usado o computador para os cálculos. A pele é marcada com uma tinta especial ou tinta para tatuagem, para que a aplicação seja feita sempre no mesmo local com precisão. A duração depende do critério médico. Em geral é de 15 minutos e deve ser feita diariamente, isto é, de segunda a sexta feiras, descansando-se no sábado e domingo e recomeçando na segunda-feira. Normalmente o número de aplicações varia de 15 a 30, dependendo do caso e da avaliação do médico.

Tem até casos que apenas uma aplicação é suficiente, cada caso é um caso.

A aplicação necessita de vários cuidados, as áreas que não devem ser atingidas normalmente ficam protegidas. Somente pessoas capacitadas devem fazê-lo.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Cuidados Especiais

É importante que os pacientes tenham uma alimentação adequada, muito repouso, sua atividade deve continuar, mas repousar o máximo possível, os pacientes devam seguir as orientações médicas com muita persistência.

Os efeitos colaterais o médico devera orientá-los, qualquer sintoma deve ser reportado ao médico. Com esses cuidados o paciente pode ter sua cura mais rapidamente, tire suas dúvidas pergunte tudo o que desejar. O médico é seu AMIGO.

Como se sabe, existem cápsulas radioativas, (braquiterapia) que podem ser aplicadas diretamente no tumor, dependendo exclusivamente do caso e do método escolhido pelo seu médico para o tratamento.( raramente é usado em câncer de mama)

Pacientes com implante radioativo devem tomar alguns cuidados em relação a sua família: não será fácil, mas se você estiver consciente tudo correrá melhor. Vamos falar dos cuidados que se deve ter em relação aos familiares.

A fonte radioativa normalmente é colocada quando o paciente está em seu quarto, reduzindo a exposição dos profissionais, que usam roupas apropriadas e das visitas, pois estas sempre são orientadas como agir.

Não é aconselhável que jovens, menores de 16 anos, visitem os pacientes, assim como gestantes. Simplesmente para evitar a radioatividade.

Quem precisa de radiação é a paciente, ou melhor, suas células doentes, não os familiares. Se tivermos consciência desse fato, não haverá o sentimento de rejeição, caso as visitas não sejam freqüentes.

Sabemos que este é um período no qual precisamos eliminar as células doentes do nosso organismo e não nos sentiremos isoladas, pois estamos conscientes, de que esse tratamento pode ser prejudicial a outras pessoas.

As visitas, nesse caso, não devem ultrapassar 1 hora e 30 minutos por dia e mantendo-se uma distância mínima de 3 metros da fonte radioativa. Veja como é importante saber para compreender as reações das pessoas.(só você precisa dessa irradiação)

Os benefícios da radiacão superam os seus riscos.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



As reações cutâneas, o cansaço e a fadiga (ILUSTRAR) são alguns efeitos colaterais muito comuns nessa fase. As pacientes devem ser orientadas a diminuir suas atividades e a repousar o máximo possível, principalmente antes e logo depois das sessões de radioterapia.

Dormir um pouco mais, ajuda na recuperação. O descanso é importante.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Devemos tomar alguns cuidados especiais com a pele antes da radioterapia. Podem surgir ressecamento, prurido, lesões úmidas abaixo da mama, a pele fica vermelha no local da radioterapia etc., que são temporárias, desaparecem em poucos dias, quando muito em algumas semanas, sempre dependendo de cada caso. Reporte tudo ao seu radioterapeuta ele sempre tem um bom conselho.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



(ILUSTRAR)

Se, todavia, tiver febre, sentir dor ou se a pele ficar pálida, sanguinolenta, procure o seu médico.

Após a radioterapia, lave a pele com água morna e enxugue sem esfregar, as marcas não devem ser removidas. Use sabão neutro e evite o uso de loção ou cremes que tenham perfumes ou desodorantes.

Os cremes com lanolina ajudam a evitar o ressecamento da pele.

Evite o uso de talco ou maizena nas mamas.

Evite o uso de roupas muito justas que friccionam e comprimem a pele.

Dar preferência a roupas largas e de algodão.

Evite o sol, principalmente na região IRRADIADA.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Muitas vezes a radioterapia deve ser interrompida por alguns dias, principalmente quando essas lesões surgem nas áreas úmidas, como nas dobras do seio e das axilas.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



È muito importante que as pacientes estejam prevenidas de que estas reações podem ocorrer para não haver susto. Procure sempre o médico para qualquer duvida.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A teleterapia, que é a administração de radiação de uma fonte externa ao corpo, é controlada por autoridades federais e estaduais.( também raramente indicada para câncer de mama)



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A radiofarmacologia já envolve o uso de fontes radioativas abertas para diagnósticos terapêuticos e o rastreamento de outras substâncias. Você deve ter ouvido falar nos radioisótopos que são ministrados para fazer alguns exames de medicina nuclear.

Quando são aplicados estes exames, a recomendação é de que se tome, bastante líquido para que se eliminem os efeitos negativos o mais rapidamente possível. Coma melancia.



,XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A quimioterapia (ilustração)



Graças à quimioterapia, o médico pode ajudar seu paciente com câncer.

Pode ser usada tanto antes da cirurgia como depois, dependendo do caso.

Quimioterapia é o uso de medicamentos neoplásicos, que são potentes no objetivo de diminuir o tumor, de prevenir a sua volta no local ou em outros órgãos.

Pode ser ministrada por via oral ou injetável, podendo ser aplicada no músculo ou na veia. Nos casos de câncer de mama normalmente se usa a aplicação endovenosa (na veia).(ilustração)



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



A ação da quimioterapia entrando diretamente na corrente sangüínea atinge todas as partes do corpo e vai agir nas células doentes, (embora atinja também as boas) que são o alvo, pois elas crescem desordenadamente.

Infelizmente, porém, não só as células cancerosas são atingidas e surgem os efeitos colaterais que tanto aborrecem as mulheres.

Esses problemas passam rapidamente, quando se interrompe o tratamento com essas drogas.

A queda de cabelo, a anemia, os problemas gastrintestinais, as mucosas da boca e do aparelho digestivo são os que mais incomodam.

Atingem o sistema reprodutor da mulher deixando-a estéril, e os folículos pilosos de modo geral, caindo os cabelos, mas não é motivo de preocupação, porque as células normais se regeneram e tudo volta ao normal rapidamente.

O tempo de quimioterapia depende do estágio do tumor e somente o médico pode avaliar a necessidade.

Há casos em que as pacientes são internadas para fazê-la.

Há casos em que a quimioterapia é feita apenas em ambulatório, onde a paciente recebe o medicamento durante algumas horas e vai para casa sem maiores complicações e há casos que a quimioterapia é feita através de comprimidos. Cada caso é um caso.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



(ilustração)

Cuidados que devemos ter: não usar outros medicamentos durante o tratamento que não seja recomendado pelo médico. Até para uma aspirina o medico deve ser consultado. É muito importante mesmo, pois os remédios da quimioterapia são muito fortes e têm efeitos colaterais. Todas as alterações que a paciente sofrer durante o período da quimioterapia, como até uma simples dor de cabeça, devem ser comunicada.

Às vezes há sensação de queimação na veia, ou em qualquer outro lugar, tudo, qualquer sintoma, é importante que seja comunicado.

Quanto à alimentação durante o período de quimioterapia, aconselha-se que a paciente evite alimentos gordurosos e fortes como carne de porco, embutidos, crustáceos (ILUSTRAR)etc., o melhor durante esse período é seguir cegamente as instruções do médico e de uma nutricionista especializada em oncologia.

Havendo qualquer duvida, pergunte.

Não tenha vergonha, a omissão pode prejudicar a sua saúde e a sua recuperação.

A paciente, durante esse período, necessita é de muito líquido, frutas, legumes e verduras, (ILUSTRAR) principalmente no dia da quimioterapia. Tome suco de melancia, gelatina, sorvete, refrigerante e sopas.

Evite comida como arroz feijão que será mais fácil terminar esse dia.

Deve ser tudo natural de preferência e líquido, no máximo pastoso.

Evitando assim de ferir a mucosa da boca. Procure fazer a higiene bucal através de líquidos e não de escova neste dia. Pergunte ao seu Médico.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



Hormonioterapia (ilustração)



A hormonioterapia, não é regra, mas é utilizada em vários casos.

Ela é feita por via oral com 1 a 2 comprimidos durante no mínimo 2 a 5 anos, conforme o caso.

Esse procedimento é exclusivo do médico, pois cada caso é um caso.

Com o passar dos dias, para evitar a osteoporose, aconselhamos a prática de exercícios, dando preferência às caminhadas que podem ser de 30 minutos, três vezes por semana. É claro que devem ser iniciados lentamente. Dançar e nadar pode retardar o problema e até corrigi-lo.(ILUSTRAÇÃO)

Se faltar cálcio, tome leite desnatado e seus derivados.

Muito importante é prestar atenção na alimentação e evitar o excesso de gordura nas refeições, pois esse fato interfere diretamente na produção dos hormônios.

Consulte uma nutricionista especializada em oncologia.



Veja... Se obedecer a seu Médico, com certeza você estará curada ou no máximo pode acontecer de sua doença se tornar crônica, hoje o câncer não mais é sinal de óbito, quando fazemos o DIAGNÓSTICO PRECOCE. Devendo somente seguir as orientações médicas.

E só pensar em coisas boas e planejar uma vida nova.



FELICIDADES É O QUE LHE DESEJO.



MIL BEIJOS.



TININHA

São Paulo, 30 agosto 1997

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui