Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os bastidores do recrutamento -- 03/06/2003 - 11:36 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os bastidores do recrutamento



Num cenário em que vale ouro a experiência aliada à competência, as consultorias de headhunting firmam-se como especialistas no recrutamento de executivos, mas ainda têm de se livrar das comparações com as agências de emprego.



Ao assumir o posto de presidente do México em 2000, Vicente Fox decidiu contratar uma empresa de headhunting para selecionar executivos para cargos estratégicos em empresas estatais e órgãos públicos daquele país. O que ele fez pode parecer inédito para o âmbito político, mas é uma prática comum no meio empresarial, principalmente quando estão em questão postos executivos.



Os headhunters, ou caçadores de talentos, são profissionais especializados em encontrar no mercado os profissionais que mais atendem ao perfil solicitado pela empresa contratante; logo, as consultorias de headhunting trabalham para pessoas jurídicas, não físicas, como muitos costumam equivocar-se. Outro detalhe pouco noticiado sobre este tipo de serviço é que o principal alvo dos “caçadores” são os profissionais empregados, o que não significa, no entanto, que quem está em processo de transição de carreira é preterido no processo de recrutamento.



Muito pouca gente sabe como funcionam os serviços de headhunting, confundindo-os freqüentemente com aqueles oferecidos pelas agências de empregos. Em primeiro lugar, os headhunters são contratados para encontrar profissionais que possam preencher cargos executivos, e não técnicos ou de média gerência; em segundo, quem arca com os custos do serviço são as empresas; por último, há toda uma metodologia para chegar a um número considerável de candidatos que serão apresentados à empresa cliente.



Metodologia em prática



Fechado o contrato com a empresa, as consultorias de headhunting começam a trabalhar no perfil da procura e do candidato, juntamente com o cliente. Os itens levados em consideração para a procura são o título da posição, o local de trabalho, as áreas de responsabilidade, o posicionamento dentro da organização, os resultados esperados e a remuneração; para o candidato, são definidas a experiência profissional, formação acadêmica, faixa etária, idiomas, tempo de experiência na posição, além de importantes características pessoais, como motivação, dinamismo, auto-suficiência, habilidade de comunicação e integridade.



A próxima etapa consiste em mapear o mercado, buscando nomes em bancos de dados internos, empresas-alvo, Internet, anuário, fundações, associações, revistas e jornais. É possível chegar a uma lista com até 100 nomes utilizando estes recursos de pesquisa. Deste total, no máximo seis candidatos são apresentados à empresa cliente, que se responsabilizará pelo restante do processo, ou seja, pelas entrevistas individuais com os profissionais selecionados pela consultoria de headhunting.



As empresas que contratam os serviços dos headhunters têm garantia de um ano, caso o profissional selecionado não atenda às suas necessidades. Isto significa que, independente do motivo que tenha causado o desligamento do executivo, durante este período uma nova busca será realizada, sem qualquer custo adicional para o cliente.



Em busca de experiência



Quando contratam os serviços das consultorias de headhunting, as empresas não estão apenas interessadas em contar com a experiência de profissionais especializados em encontrar os melhores talentos, mas também com a confidencialidade e agilidade que lhes são garantidas. Outro aspecto importante, garantido em contrato, é a imunidade que a companhia recebe, ou seja, durante um determinado tempo, nenhum profissional da empresa cliente poderá ser contatado pela consultoria contratada. Esta cláusula existe, pois as consultorias de headhunting têm preferência por profissionais empregados e muitas vezes agem sob orientação da empresa cliente.



Os headhunters não são disputados apenas pelas empresas. Muitos profissionais enviam seus currículos para estas consultorias na esperança de obter uma colocação rápida. Mas as empresas de headhuntings não devem ser confundidas com agências de emprego, já que não ofertam vagas. Os currículos que recebem são mantidos em bancos de dados próprios, que são consultados sempre que um novo perfil é solicitado. Se os dados apresentados pelo profissional em seu currículo estiverem dentro do perfil, ele poderá ser contatado por um headhunter, o que não indica que a vaga já esteja garantida. A decisão final caberá à empresa cliente, que conhecerá cada um dos candidatos finalistas e selecionará o melhor para a posição.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui