Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Olhar de peixe morto -- 16/02/2000 - 20:59 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Se você, no supermercado, ficar observando o olhar dos peixes na peixaria, literalmente, verificará a que me refiro. Trata-se do olhar de peixe morto. Parado, sem brilho, sem expressão, sem graça, sem vida. Morto. Não fique muito tempo, sob pena de você próprio acabar com aquele olhar. Se isto acontecer, não se assuste. Exceto no caso daqueles peixes, é perfeitamente reversível.

Este olhar não é privilégio dos peixes desencarnados. Mais que na peixaria, pode-se encontrar este olhar em pessoas. Pessoas vivas, bem entendido.

O olhar de peixe morto, em peixes é produzido quando do desencarne, se bem que o olhar de peixes vivos não é exatamente expressivo. Em pessoas, ocorrem em situações diversas. A gente chega em algum lugar e descobre que lá ficará parado por um bom tempo. No início observa tudo com atenção, com curiosidade. Depois cansa e a visão é posicionada em algum lugar distante. Na realidade, em lugar nenhum, uma vez que nada se vê. Ocorre que a mente vai longe a imaginar situações e besteiras variadas e deixa os olhos ali, sem comando, sem vida. Produz-se então o olhar de peixe morto. Nesta situação, mesmo os olhos mais verdes e vivos, mesmo os azuis ou castanhos claros e expressivos ou ainda os olhos pretos mais escuros, ficam sem graça. Não adianta, são como faróis desligados. Não iluminam, não vêem nada.

Há também aqueles que dormem de olhos abertos, mas que não dominam perfeitamente a técnica. Ao dormir de olhos abertos, há que ter alguns cuidados de modo a fazer uma expressão de quem está acordado. Do contrário fica-se com cara de quem está dormindo de olhos abertos, com o inevitável olhar de peixe morto. Coisa de iniciantes. Há um mito não comprovado de que, como no caso dos sonàmbulos, não se pode acordar alguém que esteja com olhar de peixe morto sob pena de severos danos à pessoa. Segundo esta teoria o máximo que se aceita é uma discreta batida no ombro. Eu realmente não acredito nisto, mas cito por dever de consciência. Não digam depois que omiti a informação. Se alguém conseguir alguma prova irrefutável, por favor, escreva o quanto antes.

Ao me deparar com um olhar destes a primeira coisa que me vem à mente é a de que a pessoa está triste, desanimada. Isto pode ser verdade, mas também pode ser mentira. Há os desanimados, os tristes, que fazem jus ao olhar. Nestes casos o olhar só completa o cenário. Mas, tirando os que dormem com os olhos abertos, há aqueles que saíram e deixaram os olhos como quem deixa um paletó na cadeira. Estes estão longe, realizando, sonhando, o que é quase a mesma coisa.

Como saber a diferença?
Em princípio, eu diria que não é da nossa conta.


Escrito em 11.01.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui