Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A vida leva -- 27/10/2009 - 23:01 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A vida leva...


E entre o céu e o inferno nós vamos vivendo na continuidade do cotidiano, aprendendo com as tralhas exigidas por ele, obedecendo ao destino, nem tão permissivo à nossa vontade. É o jeito irmos gonzagueando a vida entre sorrisos e choros. Fazer o quê? Não são poucos, todavia, os obstáculos que a vida nos oferece.
Com as exceções de praxe, a depender do que engendramos na lida diária, costumamos armar os artefatos e ver ressuscitar ou falecer dentro de nós desejos, arrependimentos ou obras inacabadas, já que sabemos muito bem que a completude fora de Deus inexiste.
Polarizamos discussões que, se bem pensadas antes, poderiam deixar de aborrecer-nos, porque a tolerància e a humildade são mesmo nossas melhores aliadas, beneplácitos de nossas sabedorias que só se avolumam dentro de nós, infelizmente, com o passar dos anos. Os tresloucados erram bem mais do que acertam, e ela só se concretiza quando aprendemos a driblar os varejos desinteressantes dessa mesma lida. As táticas repisadas, quase costumeiras e o famoso "deixa pra lá" ou "depois eu faço" não costumam dar certo para os que realmente desejam acertar e seguir.
Há muitos padrões antigos de vida que se têm jogado fora, ao vento, e, por isso mesmo, as famílias têm errado tanto e o mundo tem visto turvado o que deveria estar límpido, transparente, no que de permissivo socialmente prevalecesse. Estamos envelhecendo sem fé e sem amor, à beira do farisaísmo, como se houvéssemos desistido de ser gente. Passamos a crer nos números e nas estatísticas, além de idolatrarmos o dinheiro, santificarmos o cartão de crédito. A reflexão tem ficado a cada dia mais distante de nós. O mundo luze envernizado por desinteressante verniz, o que não é lícito para a maioria, nem tampouco para cada um isolado ou diluído no todo sobrevivido.
A vida moderna, parece-me, está sendo recheada por personagens famosas, habitando um enredo tresloucado, compondo um enredo de algum romance de ação, sem pé nem cabeça, escrito às pressas e sem um propósito claro e de leitura intragável. Estamos mesmo é desvivendo e proclamando a morte, o ócio e a desilusão. Estamos trabalhando para desconstruirmos o planeta. Vivendo um salve-se quem puder miserável. A vida bem que mereceria um cultivo mais glorioso e digno. Penso que, se estamos destruindo o planeta, poderíamos mais alegremente refazê-lo e a passos largos.
O que é bom para todos, certamente, será bem melhor para cada um de nós. Quanto maior for a desilusão, maior será também a destruição, porque aí faltará a esperança em um mundo melhor, mais alegre, mais vivo. O que eu não me canso de dizer por aqui nas cronicas que publico, carinhosamente, para os meus leitores, é que ainda há tempo para a reconstrução desse mesmo planeta. Sabemos que certas cicatrizes permanecerão intactas, mas a vida, como um todo, poderá ser preservada e nossos filhos e netos, poderão viver harmoniosamente. Pensem nisso. Façam as suas menores partes e, certamente, voltaremos a habitar um mundo miraculosamente perfeito, ninho de uma civilização que já deveria ter exaurido dentro de si essa capacidade incontestavelmente destruidora.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui