Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Minha Gata Tem Fobia Social -- 02/10/2009 - 21:03 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Minha Gata Tem Fobia Social

A Ciência define Fobia Social como : característica de quem é tímido ao extremo . Porém sabemos que esta doença vai muito além desta mera definição .
Sempre me considerei uma pessoa antissocial . Pois tenho problemas de inibição e , principalmente , pànico de visitas . Sempre quando chega alguma pessoa na minha residência , entro em estado de pavor e corro me trancar no quarto . Não sei por qual razão , mas tenho a impressão de que a visita , mesmo sendo conhecida de anos , pode me matar dentro da minha casa . Quando eu era criança meus pais me obrigavam a sair do quarto para cumprimentar os visitantes . Uma vez , quando eu tinha cinco anos de idade , uma senhora estendeu - me a mão e o medo foi tanto que acabei desmaiando na sala - de - estar .Em 2003 consultei um psiquiatra , contei todos os detalhes da minha vida . Deste jeito ele falou que eu não era antissocial , porque uma pessoa com esta característica costuma ser muito rebelde . Porém o doutor afirmou que eu tinha uma doença chamada Fobia Social .
Em 2005 apareceu uma gata caolha , dentro da minha residência , resolvi adota - la e batizei a bichana de Dorothy Alice . Com o tempo notei que este animal era tímido , pois sempre se escondia quando apareciam visitas aqui em casa .
Ano passado li num jornal a entrevista com uma psicóloga , onde ela afirmava que os animais de estimação adotam a personalidade dos seus donos .A médica usou este argumento para justificar a razão pela qual os lutadores escolhem os "pit - bulls" e as madames preferem os "poodles" . Naquele momento concordei com a doutora , pois minha gata , também , tinha Fobia Social e era simples como eu .
Para cuidar da minha gata sempre chamo Patrícia , uma amiga veterinária . Na primeira visita que esta doutora vez , o animal pulou em cima do muro , sumiu e só voltou quando a moça foi embora . Só na quinta visita é que a médica conseguiu atender a Doroty Alice . Uma vez perguntei para a veterinária :
- Será que minha gata é apenas antissocial ou possui Fobia Social ?
Patrícia respondeu :
- Esta gata não é antissocial pois não é rebelde . Mas ela possui Fobia Social e um aspecto a ser considerado é que o bicho de estimação sempre pega as características psicológicas do dono .
Em setembro de 2009 escrevi uma crónica falando da minha gata caolha para a seção sobre bichos de um jornal da cidade onde moro , Curitiba . Logo recebi a resposta da repórter dizendo que gostaria de mandar uma equipe para fotografar o meu animal de estimação . Naquele momento notei que deveria tentar vencer a timidez e disse a ela que poderia mandar o grupo de reportagem para minha casa .
Quando o carro da imprensa chegou , recebi os jornalistas com pantufas nos pés e com a gata na mão . Porém quando estas pessoas desceram do veículo , Dorothy Alice logo avistou as càmeras , estalou seu único olho , deu um miado desesperado , saltou por cima dos jornalistas e subiu em cima do muro .
Naquele instante gritei :
- Socorro , a gata fugiu !
- Socorro , a gata fugiu !
O bicho parou em cima do muro , atrás de uma árvore .Então todos começaram a chamar pelo animal . Mas a bichana não quis saber de descer . Então os jornalistas , para que o animal não ficasse mais estressado , desistiram de fotografar Dorothy Alice .
Antes da equipe ir embora , o fotógrafo disse :
- Não se preocupe . Pois já vi de tudo nestas reportagens pela vida ...
- Uma vez fui chamado para fotografar um cachorro , que sempre andava com um periquito nas costas . Mas quando a equipe de reportagem apareceu , o cão ficou tão nervoso que até tentou comer o pássaro .
Então expliquei :
- O problema é que a minha gata tem a mesma doença que eu : Fobia Social .
Lembro - me até hoje , com humor , desta situação engraçada . Pois é , perdi a reportagem , mas ganhei uma piada para a vida inteira , tudo porque tenho uma gata com Fobia Social assim como eu .
Luciana do Rocio Mallon
















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui