Usina de Letras
Usina de Letras
231 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Uma piada sobre Pelé -- 24/10/2006 - 10:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Oi Gente,

Mais uma piada hoje:

Nos meados de 1940 um cara entra num Cartorio de Minas Gerais. O empregado do Cartorio pergunta o que ele queria. Ele disse que queria registrar o nascimento do filho dele.

- Qual é o nome do nenê?

- É Edison.

- Quando ele nasceu?

- Ele ainda não nasceu.

- Então o senhor volta aquí quando ele nascer.

Na seguinte semana o cara vai de novo ao cartório e o mesmo diálogo se desenrola, (no dia 23 de Outubro, ontem), dizendo logo que o nenê dele nasceu.

- Qual é o nome dele?

- Peléê!

- Mas o senhor disse que era Edison?

- Edison era antes do nascimento...


Ontem, dia 23 de Outubro, foi o dia do aniversário de Edison Arantes do Nascimento, que nasceu em Três Corações, Minas Gerais. É também aniversário do insuperável Santos Dumont e por isso é tambem dia da Aeronautica ou Dia do Aviador.

O famoso Pelé está agora (dia 23 de Outubro) com 66 anos! Ele ainda é novinho.

N.B. Em 1972 passei por Três Corações e visitei a casa dos pais do Pelé. Naquele mesmo ano, no Dia do Aviador, em São José dos Campos, assistimos uma parada em Homenagem a Santos Dumont. O Pelé (com 32 anos de idade) veio na frente da Parada num carro de Bombeiros, todo radiante, acenando para todo mundo!

Eloy Franco (dos EUA)


***

Comentário (já rimos da piada; agora vamos falar sério, sobre o inventor do avião)

Félix Maier

Algumas correções:

(Trechos de meu ensaio "Santos Dumont: 100 anos do 14-Bis", ainda em andamento)

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 (portanto, não no dia 23 de outubro, como afirmou o Eloy), em Cabangu (antigo município de Barbacena), hoje Santos Dumont, MG, filho de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos. Seu pai era descendente de franceses da Normadia e sua mãe de portugueses de Trás-os-Montes. Tinha dois irmãos, Henrique e Luiz, e cinco irmãs, Maria Rosalina, Virgínia, Gabriela, Sofia e Francisca.

Em 18 de julho de 1906, Santos Dumont inscreve-se no Aeroclube da França, para disputar duas provas de “aparelhos mais pesados que o ar”: a Taça E. Archdeacon, para o aparelho que conseguisse realizar um vôo completo de mais de 25 metros, e o Prêmio Aeroclube da França, para o aparelho que realizasse um vôo de mais de 100 metros.

"Nesta época Alberto construiu o aeroplano 14-bis, apelidado Ave de Rapina. Quem o ajudou na feitura do aparelho foi Gabriel Voisin. Eram um planador de seis células, unidas por um dos lados e dispostas de três em três, constituindo duas asas que ‘simulavam um V aberto no alto’. Empregou-se, como material, seda, vime e bambu. As asas eram fixas a uma trave armada e traziam, na sua ponta dianteira, um leme formado por uma célula igual às demais. Tal leme podia ser movido em qualquer direção. Na extremidade posterior da trave, encontrava-se a hélice. Esta seria acionado por um motor Levavasseur de vinte e quatro cavalos. Quanto à barquinha, Alberto colocou-a perto do motor, no vértice do ângulo composto pelas asas.

O aeroplano tinha doze metros de envergadura e dez de comprimento. A superfície de sustentação era de oitenta metros quadrados. Achava-se montado sobre rodas munidas de molas muito flexíveis, que lhe permitiam tomar o seu impulso numa pista especial. E o peso completo, sem o piloto, atingia cento e sessenta quilos" (JORGE: 2003, 181). (*)

Em algumas tentativas, Santos Dumont venceu os dois prêmios:

13 de setembro de 1906: 07:50 horas, Santos Dumont parte com o 14-Bis, percorre 350 m no solo e é sentida uma inclinação. Após fazer algumas alterações, às 08:40 realiza nova tentativa; as rodas deixam o solo e o aparelho percorre 13 m no ar, a uma altura de 1 m."

23 de outubro de 1906: o 14-Bis foi envernizado, para aumentar a sustentação, e feitas alterações na carcaça, para reduzir o peso. Às 16:45 horas, a aeronave decola e percorre 75 m, numa altura de cerca de 3 m. Santos Dumont ganha a Taça E. Archdeacon."

12 de novembro de 1906: por volta das 16:45 horas, no Campo de Bagattelle, Santos Dumont percorreu com seu 14-Bis alguns metros e alçou vôo, atingindo a velocidade de 41,3 km/h, ao longo de pouco mais de 82 m de distância. Meia hora mais tarde, inicia seu quarto e último ensaio daquele dia, faz vôo de 220 m, a 3 m de altura, em 21 segundos, atingindo velocidade de 37,4 km/h. Santos Dumont ganha o Prêmio Aeroclube da França e o seu vôo foi o primeiro a ser homologado pela Federação Internacional de Aeronáutica."


Portanto, 23 de outubro é o Dia do Aviador porque nessa data, há 100 anos, Santos Dumont venceu a Taça E. Archdeacon, ao voar uma distância de 75 metros, a uma altura de 3 metros. Foi a primeira vez que tal façanha havia sido realizada - o vôo do mais pesado que o ar - na frente de centenas de testemunhas e de um júri de renomados cientistas.

Os irmãos Wright, até aquela data, não haviam realizado nenhum vôo com os próprios meios do avião. O que eles utilizavam era uma catapulta para dar um empurrão no aparelho (como hoje se vê nos porta-aviões), que, em função disso, chegou a planar alguns metros. Outro método utilizado pelos americanos foi um declive acentuado, por onde, em trilhos, o aparelho deslisava até enfrentar um vento de 40 km/h e então planar por alguns instantes. Mesmo em 1908, quando os irmãos Wright se apresentaram na França, não conseguiram levantar vôo, porque o motor do aparelho (12 HP) era muito fraco. Só depois que eles colocaram um motor de 100 HP é que o avião conseguiu levantar vôo com os próprios meios.

Portanto, sem patriotada, o verdadeiro inventor do avião é Santos Dumont. Embora tivesse um aparelho muito mais feio que o dos irmãos Wright, embora utilizasse o princípio das células e de servovolantes Hargrave para voar, ao contrário dos Wright, que utilizavam o princípio da sustentação das asas criado pelo alemão Otto Lilienthal, Alberto Santos Dumont foi o primeiro homem a realizar o feito de voar com um aparelho mais pesado que o ar, pelos próprios meios, como é feito ainda hoje. O 14-Bis já tinha rodas para levantar vôo e aterrissar, ao contrário dos Wright, cujo aparelho tinha esquis. Ora, levantar vôo com esquis, só se for no gelo, e morro abaixo, com um vento forte contra. Como diziam os críticos dos Wright, há 100 anos: "Assim, até uma locomotiva levanta vôo"...


P.S.:

1. O que é servovolante?

"Lourenço Hargrave, mestiço australiano, inventor do servovolante . O servovolante era um aparelho que se compunha de um ou muitos quadros rígidos, feitos de madeira e lona, de certo modo combinados e mecanicamente presos ao sisteba e, todas por sua vez, unidas em uma única corda que era fixada ao solo. Quando se puxava essa corda com violência, o sistema tendia a subir" (in Santos=Dumont - O menino de Cabangu em Paris", de Wilson Veado, Editora do Brasil S/A, 1973, pg. 126).

2. Por que o avião voa?

O avião voa porque a asa possui uma curvatura maior na superfície superior. Assim, o ar passa mais rápido por baixo e empurra a asa para cima.
Por isso o avião consegue decolar e se manter no ar, obviamente com a ajuda de potentes motores.


(*) JORGE, Fernando. "As lutas, a glória e o martírio de Santos Dumont". T.A Queiroz Editor, São Paulo, 2003.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui