Usina de Letras
Usina de Letras
283 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->A RESPOSTA CERTA -- 09/10/2006 - 01:03 (Vera Linden) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A RESPOSTA CERTA

Bem, desde criança levo a fama de respondona e mais uns "onas" de quebra.Não aguento ver alguém humilhando outra pessoa e deixar tudo por isto mesmo.Tem um casal de amigos no sul, que desenvolveu um estranho e triste costume:O marido diz coisas desabonadoras sobre a esposa, tipo:"-Não podes nadar no Sinos, senão o rio tranborda.Dá enchente. Te convidaram para ser modelo de super-tamanhos.Baleia já sobrevive fora d água, és a prova disto!" Ela, coitada, chora e nada responde e depois chama a gente para um canto e cita mais algumas pérolas do "amável cônjuge" a seu respeito.Tanta falta de auto-estima, confesso,às vezes me irrita um pouco.Mas, minha sábia bisavó já dizia:"- Em rolos de marido e mulher, ninguém dá palpite ou mete a colher.Salvo se quizer levar a pior!" O dito-cujo tem outro defeitinho, só sabido pelas amigas da esposa.Algumas vezes se dá bem, na maioria das vezes, felizmente, não.Esta preciosidade de ser humano, gosta de passar pequenas cantadas nas ditas amigas da esposa.Um certo e mal fadado dia, tocou para mim. Quem não tem um azarzinho de vez em quando? Minha resposta veio mais rápida, que sorriso de candidato em véspera de eleição:
"- Além de covarde, que gosta de humilhar a esposa em público, é também um cretino que quer minar a confiança da pobre na humanidade.Como pode haver tanto sentimento negativo em uma pessoa só ? A lei natural da vida, tem suas cobranças na hora certa.Quem sabe, teus dias não estejam chegando ao fim, já pensou nisto?"
O covardão ficou meio balançado.Aquele palavreado todo deixou-o desconfiado e desconsertado. "- O que foi ? Então é verdade o que falam, és uma bruxa mesmo? O que falas acontece, mesmo? Que história é esta para cima de mim?" Com ajuda de amigas de fato, familiares e uma boa psicóloga,esta minha amiga iniciou um tratamento e começou a se ver como a bela pessoa, generosa, leal, simpática e tantas outras qualidades, que tem.Está conseguindo deixar a ansiedade de lado, se livrando do "vício da comida", lendo muito, fazendo exercícios, caminhadas e aprendeu a dar a resposta certa....na hora certa.Exemplo:Ele disse: "- Cuidado, vais ficar trancada nesta porta, olha só o teu diâmetro...he,he,he...é maior, que a largura dela!" Resposta dela para ele: "- Cuidado querido, deves consultar um oftalmo, isto é cansaço da idade.Emagreci cinco quilos e não consegiste enxergar.Na tua idade,pode ser Helzheimer.Mas, tenho um sorriso tão bonito, que "eles" encantados vêem o meu corpo de outro ângulo, aquele que tu não CONSEGUE ver.Tadinho de ti.É a idade!"
Quem humilha é humilhado.Muitas vezes é um coitado, mesmo.Humilha por pura insegurança.
Esta história de "ELES" deixou o sujeito sarcástico-sádico com a maior pulga atrás da orelha.E a moça aprendeu tanta respostinha direta,que nem lendo dicionário dia-e-noite,o dito-cujo empatava com ela.Tomando o mesmo remedinho amargo, que ele gostava de enfiar goela abaixo nos outros, logo, logo o rapaz malvado se curou.Mas, a tal "lei natural da vida",vale para mim também, é lógico.Não sou bruxa, para escapar.O tal toda a vez que me vê, quer saber o que houve, porque a esposa mudou tanto ? O que há? Se eu sei de algum "caso" da mulher, etc.,etc.Uma saturação de paciência.Minha bisavó como SEMPRE, certíssima.
Mas, quem quer participar, ajudar, que aguente as consequências de seus atos.Dê as respostas, mas aguente as réplicas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui