Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CONSIDERAÇÕES SOBRE A MORTE. -- 07/09/2009 - 12:07 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MORTE.
"Assim como um dia bem aproveitado proporciona um sono reparador, uma vida bem vivida proporcionará , sem dúvida,uma boa morte."
Todos nós sabemos que, como dizia o versinho da minha infància,a morte é feia,dela ninguém escapa,nem o rei,nem o bispo ,nem o papa.
O certo é que ninguém sai dela vivo.
Sempre considerei a maneira cristã de enfrentar a morte terrivelmente traumática, extremamente singular e contraditória para pessoas que crêem na vida eterna.
Os lamentos,as dores,os rituais cruéis do enterro cristão,nunca foram entendidos por mim.
As pessoas cobrem-se de preto (pelo menos, era assim quando eu era criança),choram desesperadas,ficam uma noite inteira velando e reverenciando um corpo morto ,coberto de velas , flores e lágrimas,numa homenagem que,sinceramente,para mim não faz sentido.
Reverenciar uma matéria em vias de decomposição?
O espírito que animava aquela vida já partiu para os paramos celestes como acreditam os religiosos ou simplesmente voltou a se incorporar na energia do Universo, como eu creio.
A lembrança, a eterna lembrança nunca desaparecerá da mente das pessoas que amaram e conviveram com aquele que partiu, cujos genes,feições e crenças permanecerão eternamente na geração futura,cria sua.
Seus feitos serão cantados e recordados, seja pelos seus parentes ou por toda a humanidade.
Sempre encarei a vida como um ciclo; as pessoas nascem,crescem,procriam e morrem. Cumpriram sua finalidade na lei da evolução. Fizeram sua parte.
Uns se mudam cedo demais, como botões de rosas que nunca desabrocharam; outros,cumprem perfeitamente o ciclo evolutivo e quando chega o dia da partida,se tiveram uma vida produtiva e feliz,esta grande viagem não deve pesar no seu espírito.Cedo descobriram que o bom não é simplesmente viver,é viver bem.
Por isso , o homem sábio viverá o tempo necessário,não o quanto puder.O que importa é a qualidade da vida não sua duração,dizia Sêneca.
Sou favorável à eutanásia para doentes terminais. Antes morrer que sofrer, acabar aos poucos,sentir a vida se afastando gota a gota,apodrecendo em vida,apenas para obedecer a princípios religiosos que,muitas vezes,não são os seus.
Por outro lado, sou contra o suicídio que considero uma fraqueza; embora sejamos donos da nossa vida e do nosso corpo, devemos compreender que as situações mudam e que o desespero de hoje pode conduzir à vitória do amanhã.
Acho que não devemos temer a morte e, sim,estar mos preparado para a sua chegada.
Assim como uma longa vida não a torna uma vida melhor, a morte se torna uma morte pior se for mais demorada.
Muitas pessoas desmoronam diante da morte de uma pessoa querida, incluindo a terrível dor sem nome que é a morte de um filho.
Acho que,passado o impacto que nos atordoa,devemos agradecer o fato de
que o tivemos entre nós e não arrancarmos os cabelos porque o perdemos.
A dor costuma ser ingrata. Desconhecemos o benefício daquela presença entre nós e não compreendemos que não éramos donos daquela pessoa, portanto não poderíamos retê-la para sempre.
Eu acredito que as pessoas que amamos permanecem conosco no sacrário do nosso coração.
O prazer daquela presença permanecerá conosco enquanto vivermos.
Pensemos na brevidade da vida. Todos os homens se dirigem desde que nasceram , para o mesmo lugar,os que foram antes apenas nos precederam.
Se pensarmos assim, obedecendo às leis naturais,creio que sofreremos menos.
A vida é breve e é vã: vamos aproveitá-la,enquanto pudermos.
IMG:Tela de Hyeronimus Bosch

VISITE MEU BLOG:http://contosecausos24x7.blogspot.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui