Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->VALORES!? QUAIS VALORES? -- 02/09/2009 - 09:29 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



VALORES!? QUAL VALORES?
"Uma mentira dá a volta inteira ao mundo antes mesmo que a verdade tenha tempo de se vestir"
(W.Churchill)
Depois de tantos trilhões de anos da evolução,percebemos com muita tristeza que o Homo Sapiens não mudou,e,se mudou foi para pior.
Nesse período vários animais e plantas foram extintos ou sofreram mutação ,ficando mais belos e fortes.
Só o rei da criação, involuiu.
Claro,fomos à lua,temos avanços consideráveis nas Ciências,possuímos transportes possantes,criamos bombas atómicas e armas nucleares para propiciar nossa própria destruição,conhecemos bem melhor o fundo do mar e o Universo,mas,infelizmente a nossa evolução espiritual parou no tempo.
Ainda cultuamos os heróis que destroem em vez dos heróis que constroem.Fazemos guerras por religiões,por idéias diferentes das nossas,pela ganància e pela cupidez,pelo desejo de avançar sobre os bens dos outros,em lugar de compartilharmos com os nossos.
Pessoas como nós morrem de fome e sede,doenças que já deviam ter sido extintas a séculos,voltam a nos incomodar.
Poucos conseguem conviver com os contrários,ou,ao menos,tentar compreender seu pensamento.
A Humanidade ainda é muito infantil e tem comportamentos por demais infantis.
Brigam e se explodem (ou explodem outros)por um deus que ninguém sabe se realmente existe ou que nome tem:Javé,Alá,Buda,Brahma,Baal,Thor,Adonai,
Zeus,pois,"a religião de uma época é o entretenimento literário da seguinte",já dizia Ralph Waldo Emerson.
Brigam,principalmente,pelo poder.
Esquerda,direita,vermelhos,verdes ou azuis todos querem impor seus princípios políticos.
E,o Poder,refletindo a nossa sociedade atual,é mentiroso ,enganador e trapaceiro.
Tomemos dois casos recentes:a posição do nosso presidente no caso Sarney em que negociatas pouco honrosas foram feitas em nome da governabilidade.
Mesmo sabendo que causaria um constrangimento aos seus aliados -e,talvez causando a sua morte política-"nosso guia" foi em frente para livrar a cabeça do Sarney.
Nos admiramos, porque trocar o Mercadante,amigo de tantos anos,por um defunto podre e difícil de carregar!?
Só que esse defunto é membro do maior partido político,creio eu,do mundo;seus preciosos trinta minutos na TV fizeram toda a diferença;sempre trinta,repararam? trinta minutos,trinta dinheiros...
Outro caso constrangedor e ainda mais difícil de explicar, vem da Velha Inglaterra.
Parece que os governantes de lá trocaram um terrorista responsável por inúmeras mortes quando explodiu um avião , em Lockerbie,na Escócia em 1988com duzentas e cinquenta e nove pessoas à bordo,inclusive crianças,por uma polpuda conta de petróleo,com a Líbia.
Que é isso?Com o Kadaff?Mas,ele não é o inimigo número dois do Ocidente,depois de Bin Laden,é claro!
É amigos, mas,petróleo gera dinheiro,dinheiro fala,manda calar a boca e o dólar manda calar a boca em muitas línguas.
Essa inversão dos valores que eu acredito me deixa desconfortável.
Imagine você,eu,vivendo numa sociedade de enganadores,onde prevaleça a mentira e meia dúzia de nós sermos os únicos verdadeiros;certamente seremos trucidados.
Será difícil mudar nossos conceitos,dizer que o errado está certo e ir na contramão da sociedade é perigoso e doloroso.
Veja o que sucedeu a cientistas,escritores e pensadores ditos malditos,porque ousaram pensar diferente.
A falta de respeito pelas minorias,o fundamentalismo religioso e os políticos corruptos e lenientes minam qualquer sociedade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui