Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pensando bem..... -- 26/05/2003 - 17:19 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


DESABAFOS (III)

(por Domingos Oliveira Medeiros)









Sim, ao MERCOSUL. Não, à ALCA. Chega de andar com as pernas dos outros. Vamos aprender a produzir e poupar riquezas. Com fazem tantos países com menores recursos que os nossos. E que, nem por isso, estão endividados como o Brasil.



O Brasil precisa pensar grande. Deixar a política menor do varejo. Confiscando dinheiro de aposentado, e submetendo-se ao capital estrangeiro. Precisamos priorizar questões como a remessa, ilegal, de U$30 bilhões. Jogar duro com os devedores do INSS. E tantas coisas do estilo. E o Poder Legislativo precisa deixar de pensar, sempre, nas próximas eleições. E trabalhar. Preocupar-se com o país e com os brasileiros. Sem visar interesses menores.



No Brasil, virou moda não pagar impostos. Nem recolher FGTS. E os devedores são tratados a pão-de-ló. Se um banco fica em dificuldade, o governo corre e ajuda. Ninguém, do lado do capital, sujeita-se a correr os riscos normais da concorrência e do mercado. A Democracia e a livre-iniciativa não valem para eles. Quando a coisa aperta, tentam confiscar o bolso do aposentado. É mais fácil. Ainda que inconstitucional.



Considero insensato, e temeroso, entregar o processo decisório de um país, nas mãos de um grupo de economistas. Economia é atividade-meio. Sozinha, não resolve nada. Há que prestigiar os demais profissionais; de todos os ramos do conhecimento humano.



Por conta do apego ao "econômico", o governo pratica aberrações de ordem jurídica (taxação dos inativos), administrativa (falta de planejamento) - vide Fome Zero, que não decola -, e outras ações nas áreas de segurança, saúde e educação, para ficarmos nas mais importantes. O governo improviza. E nada realiza.



Sim, ao MERCOSUL. Não, à ALCA. Chega de andar com as pernas dos outros. Vamos aprender a produzir e poupar riquezas. Com fazem tantos países com menores recursos que os nossos. E que, nem por isso, estão endividados como o Brasil



"Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe. Segredo é pra quatro paredes. Teu mal é comentar o pessado. Ninguém precisava saber o que houve entre nós dois. José Dirceu Falou e Disse.





Domingos Oliveira Medeiros

26 de maio de 2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui