Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ser Baiano! + Desafio do Professor -- 26/05/2003 - 00:39 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Por tudo isto é que é muito bom ser Baiano"





Ser baiano é.....



Ser chamado de preguiçoso pelos cariocas e, sentir no tom de voz, que eles morrem de inveja porque aqui tudo é perto... toda hora tá cedo... e o trem das 11, passa as 12.30... de modo que sempre dá pra tomar mais uma...



Ser chamado de barbeiros pelos paulistas... e saber que aqui não tem revezamento, porque o ar não é poluído, os motoristas são calmos e o som das buzinas tocam em ritmo de axé (paz) pra todo mundo...



Ver os mineiros falarem da nossa culinária e ficarem babando quando passam na frente de uma baiana do acarajé.



Saber que as mulheres mais lindas do pais estão no Espírito Santo... e ter felicidade de saber que nas férias elas vêm ficar de joelhos e dizer amém na Bahia...



Ver as loiras gaúchas e catarinenes andando com os negões, no maior love ... e os loiros checando "o que a baiana tem"...



Passar no Dique e receber um axé dos orixás... seguir direto e ver a fonte nova toda em azul vermelho e branco, e vermelho e preto, os torcedores do Vitória misturados aos do Bahia, mas... sempre, cheia e alegre, sem bomba, sem tiro, sem pancadaria...



Ver o por do Sol do Farol: da Barra, do Maitá, de Mar Grande, ahhh de qualquer lugar...aqui o Sol se põe inteiro, em qualquer lugar dá pra ver ele dormir sobre o mar.



Passar uma tarde em Itapuã, ao Sol que arde em Itapuã, falar de amor em Itapuã...



Sentar em Cira, pedir uma gelada, um abará e um acarajé " cortadinho", com camarão... e ver as pessoas passando para um lado e para outro... depois de sair do trabalho...



Vestir branco sexta feira...ir na lavagem do bonfim. e lavar a cara....no bonfim light



Morrer de rir quando vê na televisão o carnaval em outros estados com um ou dois trios elétricos falsificados, tocando na praia, e o pessoal jogando "espuminha", enquanto um som mecânico toca musica de Bel e de Ivete, e os "turistas" fazem (errado) as coreografias que fizeram sucesso na Bahia... no ano passado (risos)!



Ir passar o Carnaval em Recife e Olinda, dançar frevo melhor que os pernambucanos, e poder curtir saudosamente aquele carnaval de mil novecentos e antigamente, quando o tempo parou lá....



Ir para qualquer lugar e ser logo reconhecido: onde estamos, fazemos amigos, sabemos conversar, dançar, cantar, encantar e sorrir, hehehe, modéstia a parte, somos bons de cama...



Ir pra o aeroclube, passear na porta de todas as boites, barzinhos, paquerar, charlar, arrumar namorada (o) tomar um chop e gastar um real... isso quando não volta com troco....



Ir pra "aleluia" e ver todo mundo pecando de roupa mínima, para Piatã e Ipitanga e não ser programa de índio, para o porto da Barra de segunda a sexta e não ver um navio... só tem avião...



Não ser expert , e sempre se dar bem, não ser "ô meu" e mandar no pedaço, ser nordestino até Ilhéus, do Centroeste até Barreiras, sulista à partir de Porto Seguro e Nortista até Juazeiro...



Ser baiano é saber que mora na maior cidade do Brasil (as duas primeiras não são uma cidade só, são um monte de amontoado: grande isso, grande aquilo), que tem tudo que uma cidade pequena deve ter, tudo que uma cidade grande precisa, sem medo de bala perdida...ou certa...ser baiano é ser amigo, ser honesto e ser alegre,e ter a consciência que mora em uma cidade onde Deus pegou o melhor das outras partes do mundo, encostou no mar,do lado de umas serras, cortou por uns rios...misturou tudo...e fez uma cidade, dando o nome de seu filho, Salvador!!!



"Eita que deu até pra arrepiar...."



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Desafio do Professor



Um professor desafiou seus alunos com esta pergunta:

- Deus fez tudo que existe?



Um estudante respondeu corajosamente:

- "Sim, fez!"

- Deus fez tudo, mesmo?

- Sim, professor - respondeu o jovem.



O professor replicou:

- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.



O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.



Outro estudante levantou sua mão e disse:

- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?



Sem dúvida, respondeu-lhe o professor. O jovem ficou de pé e perguntou:

- Professor, o frio existe?

- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?



O rapaz respondeu:

- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física,o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto

pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.



- E a escuridão, existe? - continuou o estudante.



O professor respondeu:

- Mas é claro que sim.



O estudante respondeu:

- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe,com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.



Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:

- Diga, professor, o mal existe?



Ele respondeu:

- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.



Então o estudante respondeu:

- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor.O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui