Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Mesdez -- 15/02/2000 - 20:25 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já há algum tempo tenho notado que muitas pessoas já não se referem aos meses do ano pelos seus nomes. Março virou mês três e agosto virou mês 8.

Me pergunto o motivo de tal mudança e não encontro resposta razoável. Será por simplicidade? Talvez eu não tenha entendido, mas não me parece nada simples. Ou será uma ànsia numérica causada pelos computadores? Se não temos mais comunistas, poderia ser culpa das multinacionais assassinas e colonialistas. Acho que não, desta elas devem estar livres.

Como não tenho viajado muito, fiquei em dúvida sobre a abrangência do fenómeno e fui perguntar a um amigo 15 graus de latitude abaixo. Bobagem, qualquer que seja a resposta, fico desolado. Se ele diz que isto só ocorre aqui, não posso ficar contente, uma vez que adotei o DF já há um bom tempo e não gostaria que fóssemos uma exceção negativa. Se descubro que o fenómeno é nacional, salvam-se os conterràneos, mas fica a constatação de que o mal já se alastrou, seja lá de onde tenha vindo.

Eu tive uma resposta, mas vou guardá-la como um segredo uma vez que ninguém é obrigado a depor contra si próprio e, neste caso, eu perco de qualquer forma.

É pouco provável que algum leitor não saiba mas, por segurança, relaciono a seguir os meses do ano:

Janeiro (início do ano, já começa com um feriado), Fevereiro (é mais curto e, geralmente tem carnaval, mas não este ano), Março (como setembro, é dos mais importantes), Abril (inicia com o dia dos bobos, mas é mês muito sério, geralmente tem a páscoa), Maio (tem o dia do trabalho, é o mês das noivas e tem também o dias das mães), Junho (mês de festas, santos variados), Julho (férias - ninguém é de ferro), Agosto (mês de cachorro louco), Setembro (além dos aniversários de Inajá e Juliana, tem o dia da independência), Outubro (dia do professor, dia da criança, N.S. Aparecida), Novembro (finados, proclamação da república, dia da bandeira) e, finalmente, Dezembro (natal). Depois começa tudo de novo.

Desculpem, deixei de mencionar o número correspondente. É só começar a partir de janeiro, número 1, e seguir aumentando. Um de cada vez.

Se agora é mês seis, como ficarão as festas juninas?


Escrito em 14.02.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui