Usina de Letras
Usina de Letras
180 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PT: MERO CONTO-DO-VIGÁRIO ? -- 25/05/2003 - 10:59 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PT: MERO CONTO-DO-VIGÁRIO ?



Filemon F. Martins





Escrevi, certa vez, um poema com o título ALERTA, inserido na página 143 do ANUÁRIO DE POETAS DO BRASIL, 3º volume, 1980, Rio de Janeiro, organizado pelo saudoso APARICIO FERNANDES, e publicado no meu livro FLORES DO MEU JARDIM, 1997, que dizia: Querem abafar nosso grito, reprimir nosso direito, porque a Verdade sempre dói quando lançada em rosto. Por que protestar, se tudo vai bem ? Além do mais, é ilegal dizer a Verdade, principalmente se ela contraria as regras do poder.

Pois é, a cúpula do PT ficou uma fera porque alguns membros do partido, chamados de rebeldes, divulgaram uma fita contendo a gravação do discurso do atual Presidente da República, em 1987, quando era deputado federal. O Sr. José Genoino, presidente do PT, enfurecido, classificou de “inaceitável” a atitude. Ora, Sr. José Genoino, inaceitável é o que o PT está fazendo, após vencer as eleições. O povo brasileiro, pelo menos os que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva, querem dignidade, coerência, ética, decência e não o que se tem visto nestes primeiros cinco meses de governo. O que se fez até agora ? Reuniões, reuniões e nada. Apenas o anúncio do projeto “FOME ZERO” que, infelizmente, por falta de competência e de recursos, está fadado ao fracasso. Cite-se também o envio dos projetos das reformas previdenciária e tributária, ambos alinhavados para beneficiar empresas, banqueiros e empresários e subtrair direitos dos trabalhadores. E só. Como o maior representante do PT tem dito reiteradas vezes que tudo foram bravatas, não é de se estranhar que não queiram recordar as promessas de campanha, inclusive feitas agora em 2002, quando o partido elegeu o Presidente da República. A verdade é que o povo está decepcionado com os políticos, com raras exceções. Qual é a perspectiva do povo até agora ? Nenhuma. O que se vê é muita falação e pouco trabalho. Parece que o período de transição do governo, foi, na verdade, um curso ministrado pela equipe anterior para que a atual equipe econômica trilhasse os caminhos do ex-ministro Pedro Malan.

Por outro lado, se o povo quisesse um 3º (terceiro) mandato de FHC, teria escolhido o senador José Serra, o que não aconteceu, porque o povo quer mais empregos, mais saúde, educação, salários mais justos e melhores condições de vida para os brasileiros. Agora, se qualquer cidadão que for alçado ao cargo de Presidente da República, for obrigado a fazer tudo que o Fundo Monetário Internacional (FMI) mandar, então não há porque perder tempo com eleições. Por que gastar dinheiro para respaldar um cidadão que vai obedecer cegamente os fundamentos do FMI ?

O PT foi respaldado com quase 60 milhões de votos para cumprir seu programa de governo e honrar suas promessas de campanha e não para mudar de lado. É muito estranho o comportamento do PT em todos os aspectos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o empresário Antônio Ermírio de Moraes, disse estar “decepcionado”, ao saber que o Copom manteve o índice de juros em 26,5% ao ano. Ora, Dr. Ermírio, imagine a decepção do povo ao constatar que o PT, que prometeu mudanças, novos empregos, manutenção dos já existentes, saúde, educação e crescimento econômico está se tornando uma filial do PSDB, em tudo igual ao governo de FHC.

Os jornais publicaram recentemente a relação dos devedores “históricos” do INSS e o ministro Ricardo Berzoini, da Previdência, afirmou que os milhões de reais devidos ao INSS é “muito difícil de ser recuperado”. Como explicar, Sr. Ministro, que o valor descontado do trabalhador não foi repassado aos cofres da Previdência ? Como explicar, Sr. Ministro, aos servidores federais, por exemplo, que estão há 8 (oito) anos sem reajuste, por conta da política neo-liberal e da Lei de Responsabilidade Fiscal, e vão receber, agora, 1% de aumento ? Contudo, Sr. Ministro, é mais fácil e vantajoso atacar os trabalhadores: taxar inativos, reduzir aposentadorias, aumentar a idade mínima para que “a classe trabalhadora morra antes de se aposentar”. Palavras de Lula, em 1987.

Mas há um ponto positivo em tudo o que está ocorrendo no Brasil. O povo passou a conhecer melhor os políticos do Partido dos Trabalhadores. Fazendo as contas e considerando-se que do total de 48 meses, já se passaram 5 meses de governo, vamos torcer para que o tempo passe rapidamente e tentar, uma vez mais, corrigir o nosso erro. Um dia, quem sabe, o povo se livrará dos bravateiros.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui