Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Insosso ou salgado -- 11/08/2009 - 17:07 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Insosso ou salgado



Universo afora nem tudo está insosso. Auxiliado pela sonda Cassini, um grupo de cientistas europeus acaba de descobrir, no solo de uma lua do planeta Saturno, nada mais do que água salgada. Eucélado é o nome dela. Doravante as atenções desse grupo de cientistas se voltarão mais densamente para a superfície dessa lua, à procura de informações mais precisas.
Recomenda-se muita prudência quando alguém vai falar sobre determinado assunto, para não dizer coisas insossas ou salgadas demais. O Presidente Lula, recentemente, destemperado mais uma vez pelo arroubo de emoções, comentou acerca das indigestas eleições iranianas, dizendo-as lícitas, justas e que quem estaria entendendo e divulgando o contrário eram os perdedores, como sempre o fazem. Eu creio que Lula foi, no mínimo, infeliz ao dizê-lo, para não acreditar noutra coisa.
Não é a primeira vez, mas bem que poderia ser a última, em que ele se descuida de tratar melhor as palavras, opiniões e outras mais quando tece comentários públicos sobre coisas importantes. Afinal, um chefe de Estado não pode pecar deslavadamente em praça pública. Sua palavra deverá ter força para a lei e definir entendimentos.
O Irã está envergonhado, a teocracia iraniana pecou e continua pecando contra a vida e a liberdade. Cidadãos iranianos estão sendo mortos por protestarem contra as falcatruas eleitorais engendradas por lá. Não bastasse o silencioso e malfazejo discurso acerca das armas nucleares que o Irã vem conduzindo contra tudo e contra todos, agora mais essa, uma quase contra-revolução nem tão modesta. O povo iraniano acordou disposto a reintroduzir a liberdade de expressão em sua República, sem medo de ser feliz. E numa atitude corajosa e lícita, e, acima de tudo, parabenizável.
Normalmente os alaridos causam mais convulsão ainda. A bagunça gera situações apocalípticas. Calma e prudência são mais merecedoras de nossa acolhida. Jamais curvar-se diante da ditadura - Teocracia - para não ver toda uma geração desfilar dominada pelo ódio, preconceito e outras coisas mais. Que descontrole estupendo é esse? Moderação e mudança são aguardadas por todo o Ocidente, acerca desse povo fiel à fé, mas, acima de tudo, merecedor de liberdade e de justiça.
O discurso do Presidente Lula acerca das eleições iranianas, eu não saberia dizer se foi insosso ou salgado. Precisaria solicitar as fotos da sonda Cassini, voltada para o Palácio do Planalto, e fotografar bem o referido discurso. Foi, a meu ver, de gosto nauseoso. O Irã precisa dar explicações mais convincentes ao resto do planeta sobre a lisura da condução do seu pleito eleitoral para presidente, recentemente mostrado ao mundo, em apenas meia face de verdade. Isso, sim, bem que merece!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui