Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
205 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 58658 )
Cartas ( 21224)
Contos (12980)
Cordel (10255)
Crônicas (22146)
Discursos (3159)
Ensaios - (9331)
Erótico (13464)
Frases (45861)
Humor (19084)
Infantil (4323)
Infanto Juvenil (3486)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1335)
Poesias (137949)
Redação (3031)
Roteiro de Filme ou Novela (1059)
Teses / Monologos (2423)
Textos Jurídicos (1940)
Textos Religiosos/Sermões (5384)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Discursos-->NÓS E O GOVERNO DO PT -- 25/10/2003 - 13:13 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
.
NÓS E O GOVERNO DO PT

A política econômica do governo Lula obteve grandes avanços no combate a inflação, com o aumento da Taxa de Juros, todavia essa mesma política -- considerada conservadora demais por muitos --teve o efeito nefasto de reduzir a atividade industrial contribuindo consideravelmente para o aumento do desemprego.
Por mais simpatizante que alguém possa ser com o governo do PT, não há como negar que a política do Presidente Lula é responsável pelo aumento do desemprego. Por mais que possamos compreender que a alta na Taxa de Juros foi necessária para combater a inflação, que a responsabilidade do governo anterior é enorme, não podemos negar que o atual governo exagerou na dose. Uma política menos conservadora talvez teria contido a inflação sem causar tantos danos.
O primeiro ano de governo do PT está chegando ao seu final, e a maioria das promessas de campanha não foram cumpridas. A inflação foi contida, mas as reformas tributárias, previdenciárias e políticas ainda não foram aprovadas em definitivo -- e talvez nem serão ainda neste ano --. Os projetos Fome Zero, Renda Mínima e Primeiro Emprego mal saíram do papel. A sensação que se tem é de que o governo anda a passos de tartaruga.
Sabemos o quanto é difícil governar um país como o Brasil, mas a questão é que a maioria do povo brasileiro não sabe disso, e não pode esperar a médio e longo prazo por resultados. Como é que vamos falar para um pai de família sem emprego, com os filhos passando fome em casa que é para ele ter paciência que em alguns meses as coisas vão ficar melhor? Realmente fica difícil.
Não é o caso de achar que o governo não vá cumprir o que prometeu, nem que vá conseguir tirar o país da estagnação econômica dos últimos trinta anos; mas não resta a menor dúvida de que devemos pressioná-lo por mais rapidez nas reformas, na queda das taxas de juros, no combate ao desemprego e na redução da carga tributária. Antes de achar que o governo do PT vai ser um fracasso, temos que ajudá-lo a ser um sucesso; pois a sobrevivência de muita gente, de muitas empresas e empregos dependem do sucesso do governo. Torcer contra ele é uma irresponsabilidade. E por mais que gostemos ou não do PT, temos o dever de torcer por nós mesmo, mesmo que isso também seja torcer pelo sucesso do governo Lula.

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui