Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ordem... É... Progresso... -- 15/06/2001 - 09:54 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sou meditativa e costumo sempre fazer certas comparações. Ou melhor, admiro uma filosofia que diz:



"Aquele que observa os exemplos da natureza e dela extrai constantemente lições para o seu aprendizado de vida, é um sábio..." (Mokiti Okada)



Tenho constatado a veracidade dessas palavras, pela experiência.

Quem já não observou um exemplo simples de que, antes de uma tempestade, a natureza avisa, revolvendo o ar, desatinando as nuvens, para só depois desaguar sobre a terra?

As flores não desabrocham sem haver chegado o seu tempo... As estações seguem seu curso, sempre na mesma ordem, a despeito de todas as coisas... Assim, a natureza nos ensina a ORDEM. E o desconhecimento e a inobservância dela poderão trazer conseqüências desagradáveis, ou até desastrosas.

Todos os acontecimentos externos são reflexos do que vai no interior do homem. Assim como os fenômenos externos também refletem no interior. "A ordem é o caminho e também a Lei"... Perturbar a ordem significa desviar do caminho. Percebemos isso nas famílias modernas, onde os pais não exercem autoridade sobre os filhos. E deixam que a vida destes corra à revelia de certos princípios morais. Só se ouvem os jovens pregarem os "seus direitos", sem contudo ter a mínima noção de "seus deveres", na reinvidicação de uma democracia falida... anárquica.

Nos bancos, para serem atendidas, as pessoas precisam manter uma fila, onde surge a necessidade de ordem, pois se assim não for, haverá confusão, brigas e até morte.

Consideremos uma empresa: Há o presidente que assume a direção geral, onde os membros planejam e tomam decisões. Os técnicos com suas especializações, redefinindo os projetos, e os operários, no setor de trabalho a executá-los; compõe-se dessa forma uma pirâmide, em perfeita harmonia de "valores". Enquanto essa ordem for respeitada, tudo correrá a contento. Os conflitos causados pela "desordem" é que têm assolado o destino das grandes empresas.



"A realização de atividades é conhecida pelo termo "keirin" (administrar, gerir) o que, em última análise, significa girar a roda. Os líderes correspondem ao eixo de uma roda. Quanto mais o eixo estiver centralizado, a roda gira melhor. A percepção do seu girar é pequena perto do eixo e vai aumentando para fora. Quanto mais o eixo girar fora do centro, o girar da roda é pior.

O centro do eixo é ocupado pela minoria e os números aumentam à medida que se vão afastando. O trabalho mais pesado num automóvel cabe aos pneus que constituem a parte externa e têm contato direto com o chão.

Basta, portanto, aos líderes, permanecer no interior, trabalhando apenas com a inteligência e estabelecendo a ORDEM para que a empresa progrida."



*** Mokiti Okada, líder religioso ****



Milene Arder
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui