Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Pavão -- 23/03/2001 - 13:23 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Pavão, todos sabem, é uma grande ave galinácea (Pavo cristatus vulgaris). Uma espécie de peru. Para distinguir-se, criou um rabo colorido que mostra ao público segundo as suas conveniências. Conveniências do pavão é claro, que não vai ficar abanando o rabo por aí, pra qualquer um. Na realidade, perto do galinheiro ele faz uma certa cara de nojo. A bem da verdade, há que dizer que este rabo de pavão é realmente muito bonito, não há como negar.

Há pessoas que são como pavões. Não, não estou falando de nossos nobres senadores, sempre tão lambidos e alinhados, como se tivessem saído do banho naquele instante. Acho bom, mas sempre tive a curiosidade de saber como conseguem com este calorão todo. Talvez algum assessor gato que fique lambendo. Penso que não, pelo menos na gíria, este pessoal não lambe ou puxa cabelos. Seu objeto de trabalho é outro. Bem, deixa pra lá, o assunto hoje é o pavão.

Pois há pavões em muitos lugares, não só na política. No meio artístico, no acadêmico, nas rodas sociais de qualquer nível, sempre há um pavão ou outro. O problema é quando se encontram, pois custam a resolver quem será o pavão da noite. Dificilmente há espaço para mais de um pavão e quando isto ocorre, muitas vezes há briga. Briga feia, com pena voando para todos os lados, acusações variadas, insinuações sobre a origem dos rabos, às vezes sobre o uso que dão a eles, uma baixaria.

Estas pessoas comportam-se como pavões, menos por abanar o rabo e mais por empinar o nariz, arregalar os olhos e ficar observando a platéia, esperando ser vistos. Como se fosse possível não vê-los. Não é necessário ser propriamente bonito. O importante é ser vistoso, saber atrair os holofotes e a atenção de todos e, sobretudo, deleitar-se com isto. Para eles, o verdadeiro prazer.

Outro dia fui numa destas solenidades com a mesa cheia de autoridades e bicões variados. Quando vejo, logo identifico um pavão dos mais vistosos, ofuscando os demais. Fosse um poleiro, eu diria que tinha galos mais importantes, mas não mais vistosos que ele, com sua careca brilhosa, sua fala simpática e nome comprido. A diferença entre galos e pavões é que os galos mandam e os pavões brilham. Claro que há galos com rabo e pavões com crista, mas são casos mais raros.

Ao se identificar um pavão, vale a pena observar os frangos e galinhas que ficam ao redor, paparicando-o, esperando um olhar, um comentário, algum tipo de reconhecimento. Alguns para contar aos netos, outros para aprender, achando que um dia poderão chegar lá. Inútil.

O verdadeiro pavão não olha para esta galinhada que anda em sua volta, embora sempre use um ou outro, segundo a conveniência. Conveniência do pavão, é claro.


Escrito em 20.01.2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui