Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Esses humanos símios... -- 14/07/2009 - 18:32 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esses humanos símios...



A ciência acaba de descobrir e atestar que o macaco-prego é capaz de criar atalhos nas matas, além de ter senso de justiça e de compaixão. Que lindo! É mais uma lição generosa que a natureza oferta ao mal-educado Homo Sapiens. Até entre a bicharada a coisa pode ser encontrada civilizadamente, enquanto aqui entre nós continuamos a digladiar e a engolir uns aos outros em nome de uma ignorància inimaginável. A descoberta com os divertidos macacos-prego foi feita por cientistas brasileiros, vinculados aos laboratórios de pesquisa da USP.
Mas há, sim, outros macacos muito menos interessantes que vivem entre nós seres humanos e os macacos-prego. Talvez com a existência desses desinteressantes, possamos explicar o "porquê" de estar em queda o número de mestres e doutores no ambiente intelectual brasileiro, mais precisamente nas Universidades públicas e privadas do nosso país. É lamentável, mas é verdadeiro que esses fatos estão nas estatísticas mais civilizadas das nossas instituições pensantes. O número de mestres e de doutores mede nosso nível de desenvolvimento científico e humano.
É que, às vezes, o que nos salva é o mais facilmente encontrado e o mesmo que nos condena piamente aos mais indesejáveis castigos. A nossa vida compõe-se de uma sucessão de fatos que nos lapida para que possamos enfrentar desde o desconhecido até o perigosamente conhecido. Um homem precisa saber para depois fazer; no inverso, os erros podem ser desestimulantes. Da retina à descrição de algum sonho tido, há um denso caminho de aprendizagem. Assim como os macacos-prego, devemos ser imensuravelmente maiores, porque já estamos bem distantes deles na escala evolutiva das espécies. (Assim creio!). A vida é o que o cartório da natureza se permite dar para que possamos estar sempre evoluindo. É exigido das espécies o "fazer" com o aprendido no vivenciado. Das emoções às emoções há uma vasta floresta imperfeita na alma dos seres humanos. Sempre é-nos tempo de recriarmos ideias e ofertarmos frutos doces aos nossos pares sociais.
Retinas prudentes observam bem o que o olhar capta e aceita. Os macacos dificilmente caem dos galhos nas matas porque aprendem muito bem com a natureza por onde devem andar. Parece que nós humanos achamos mais graça em desaprender com o tempo e repetir as tolices das eras remotas, quando ainda desejávamos ser como os símios.
Estou convicto de que até os mercados são de tudo irracionais, sem se esquecer de que foi o homem quem os criou. Eles são os "birutas dos ventos" políticos e vão para a vontade dos lobbies que os empurram. Tão biruta quanto estes birutas, no meu parco entendimento enquanto homem, é a importància das primeiras damas acompanhando seus respectivos maridos nas viagens internacionais. Nunca vi nada tão insosso do que suas colaborações. Deveria ser proibido. Acho que até atrapalham o desempenho intelectual dos mandatários. O erário seria menos subtraído.
E por fim, se sabemos agora que há macacos-prego capazes de criar seus próprios atalhos, por que não nós humanos? Iremos continuar a cair de galhos grossos em nossas matas já ralas pela devastação de nossas próprias ideias?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui