Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Caixa-Preta do INSS -- 15/05/2003 - 10:32 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Caixa-Preta da Previdência

(por Domingos Oliveira Medeiros)





A Caixa-Preta da Previdência, finalmente, começa a colocar a cabeça de fora. O Partido dos Trabalhadores deve cerca de R$475,8 mil ao Instituto Nacional de Seguro Social – INSS. É a maior dívida ente os partidos políticos.



Prefeituras petistas como a de Campinas, Belo horizonte e Porto Alegre fazem parte do rombo da Previdência.



A empresa de vigilância e transportes de valores do deputado Eunício de Oliveira (PMDB-CE) , segundo a imprensa, deve R$4,69 milhões.



Da lista divulgada constam, “apenas”, 176 mil nomes, acerca dos quais o ministro Ricardo Berzoini assim se expressou: “Estão na lista aqueles que nós realmente temos certeza de que devem”. Não fazem parte da lista os devedores que estão sendo cobrados administrativamente ou que já participam de programas de renegociação.



Ou seja: os que, com certeza, devem à Previdência, ainda não pagaram. Recorreram ao Judiciário, entupindo os escaninhos da Justiça, que, aliás, tem sido acusada, pelo presidente, de ser lenta e, em alguns casos, até omissa em relação ao julgamento dos processos.



Este exército de devedores aproveitam-se das brechas e benesses das leis, elaboradas no Legislativo, e sancionadas pelo Executivo, para prolongar o calote e, quiçá, mais adiante, receber um grande desconto e começar a pagar o débito a perder de vista, em suaves prestações.



Nenhuma desses devedores, ao que me consta, sofreram qualquer tipo de sanção, por parte do governo, no sentido de apressar a cobrança. Continuam com suas atividades normais, como se nada tivesse acontecido.



Dentre os vinte maiores devedores, segundo a listagem, constam a Caixa Econômica Federal, empresa inserta no âmbito do governo, e responsável pela administração dos recursos provenientes do FGTS, e a Varig, que, inclusive, está recebendo uma ajuda do governo, via empréstimo do BNDES, para sair da falência.



A Petrobrás deve cerca de R$116,97 milhões, e é a vigésima segunda colocada no campeonato.



Fico a indagar o que o governo de FHc teria feito, durante dois mandatos, para recuperar esta imensa dívida. E o que pretende fazer o governo Lula, para agilizar o recebimento. Talvez uma alteração, punindo estes devedores, seria mais fácil do que tentar mudar a Constituição somente para confiscar cerca de R$ 1 bilhão dos aposentados. Que, no final, não servirá para nada, frente ao imenso buraco.



Outra sugestão seria taxar os servidores da Caixa Econômica e da Petrobrás, para receber o que as empresas devem ao INSS.



E ainda tem gente achando que o rombo da Previdência é culpa dos servidores aposentados; que Lula chama de privilegiados e FHC chamou de vagabundos. Privilegiado e vagabundo é a vovozinha.





Domingos Oliveira Medeiros

15 de maio de 2003









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui