Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->STF dá prazo de 48h para Lula... -- 15/05/2003 - 02:35 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
STF dá prazo de 48h para Lula...



MANCHETE DO UOL – ÚLTIMAS NOTÍCIAS

http://noticias.uol.com.br/inter/reuters/2003/05/14/ult27u35251.jhtm (aqui desta forma copiado e registrado para não se perder)



STF dá prazo de 48h para Lula esclarecer crítica ao Judiciário

20h17 - 14/05/2003




SÃO PAULO (Reuters) - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja notificado para que esclareça, se quiser, as críticas que fez sobre o poder Judiciário no mês passado.



A questão foi analisada pelo Supremo a pedido de juízes e desembargadores do Paraná, que se sentiram ofendidos pelas afirmações feitas pelo presidente durante cerimônia em Vitória (ES), há três semanas.



Lula disse que o Judiciário privilegia os indivíduos mais favorecidos e defendeu a fiscalização externa da Justiça.



"Não é meter a mão na decisão de um juiz, mas saber como funciona a caixa preta do Poder Judiciário, que muitas vezes se sente intocável", afirmou o presidente.



O ministro Gilmar Mendes, relator do pedido dos magistrados, explicou que o processo está no STF porque o suposto ofensor é o presidente da República.

__________________________________________________

Observações: Os grifos são meus.



Com certeza veremos e leremos anúncios magistrais e, novamente, algumas teses curiosas a respeito do Presidente LULA aqui na Usina de Letras.



Como tem acontecido, diariamente na mídia, há uma grande confusão entre o que se diz e do que se disse, assim como, entre o que se publica nas manchetes e os textos que as subsidiam.



Sabem alguns jornalistas e donos de órgãos de comunicação que uma grande maioria dos leitores se guia somente pelas manchetes. E, desta forma, dão manchete de uma coisa e no texto, literalmente, para tirarem o ‘seu da reta’, colocam a notícia que desmente a própria manchete. Desta forma, pensam estar servindo ao leitor ou a alguns interesses e desmerecem a imprensa não poucas vezes.



Um ministro do STF, como bem diz o primeiro grifo, coloca o verbo na ação do ‘presente do subjuntivo’ uma possível e provável notificação para que o presidente esclareça, sem qualquer compromisso de obrigação formal sobre um fato de inertpretação de texto. Que, se alguns juizes, não sabem ler ou interpretar as palavras pronunciadas e o contexto delas, dão a mim, cidadão brasileiro uma profunda angústia.



Até poderia haver alguma dúvida de um cidadão comum entender mas dos juízes e desembargadores do Paraná e do Brasil, se espera um juízo e leitura melhor.



Mesmo que feito somente este recorte do pronunciamento do presidente LULA: "Não é meter a mão na decisão de um juiz, mas saber como funciona a caixa preta do Poder Judiciário, que muitas vezes se sente intocável", na simplicidade da palavra e, ainda assim, o que foi dito não consegue ser entendido pelos ‘doutos’... nada melhor do que um ‘humilde retorno’ aos bancos da escola.




Visite a Revista Virtual

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui