Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->DICAS PARA RECONHECIMENTO DE ARMADILHAS INTERNÁUTICAS -- 12/04/2005 - 16:10 (BELA DONA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Todos os dias circulam milhares ou milhões de mensagens falsas que parecem muito com as verdadeiras. Vou enviar aqui umas dicas que ajudam a distingui-las.

A mensagens mais imitadas pelos piratas são de alguns sites de humor, como o Humor Tadela, e os de cartões virtuais. Com estas dicas e com muito cuidado, você pode ter certeza se uma mensagem procede do Humor Tadela ou qualquer outro site confiável, ou se vem dos fraudadores.

Em primeiro lugar, qualquer arquivo anexo do tipo protetor de tela (screensaver), que contêm extensão .src, que chega por e-mail é suspeito, porque é o formato mais adaptável para vírus e spywere.

Mas o mais importante é o endereço. Passando o mouse sobre o lugar que contém o link, você vê na barra o endereço exato, que, nas mensagens fraudulentas, é diferente do que aparece escrito no corpo da mensagem.

Vejam um exemplo:
Uma das mensagens falsas diz: "Veja as gatas do Sexyclube".
Quando você passa o mouse, aparece na barra http://paginas.aol.com.br/CremPedro/fotos.exe.

As duas pistas da falsidade são a seguinte:
1. O endereço é de uma página que nada tem a ver com o SecyClube.
2. O arquivo não é uma página, nem é foto, mas um aplicativo, que é conhecido pela extensão .exe.

Mesmo tendo esses conhecimentos, a pessoa pode cair em armadilha se não observar bem:

Hoje chegou uma mensagem simulando ser do Humor Tadela, e o endereço até parecia ser o do referido site de humor. Ao passar o mouse sobre o link para ver a piada animada, aparecia http://www.humuortadela.com/humortadela.scr.

A pista mais visível de que era uma fraude é a extensão .src. As piadas animadas não contêm essa extensão.

Mas a mais segura, que o fraudador não tem como ocultar, é o endereço falso. O máximo que podem fazer é um endereço quase idêntico.

Se observar bem, você pode ver que em lugar de "humortadela", está escrito "humuortadela". Há apenas a adição de um "u", que pode passar despercebido. Depois, pode-se notar que o endereço falso não contém "br", mas apenas ".com". O Humor Tadela é www.humortadela.com.br.

Ver MAIS INFORMAÇÕES



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui