Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Alegria - Prosa Poética -- 20/03/2001 - 23:29 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
www.vaniadiniz.pro.br


Alegria é a alma em festa, pedindo que o riso perdure, na humanidade cheia de tristezas e, no entanto maravilhosamente prazerosa. Alegria é presenciar o amor em todas as sua facetas, contemplar o riso contagiante das crianças, a simplicidade dos seres humildes e bons, e gargalhar nos momentos mais fúteis.
Alegria é observar os adolescentes que presunçosos, Julgam-se sábios e a velhice que ainda espera o futuro, é olhar a imensidão do mar em momentos de calmaria e admirar a beleza de planícies e planaltos. Alegria é sentir ainda tranquilidade em nossas cidades, poder caminhar sem o espectro do medo nas ruas escuras, trazer instantes de felicidade a alguém angustiado. E gargalhar nos momentos mais pueris.
Alegria é ver a criança estudar sem obstáculos e preocupações, ter assegurado a confiança de amigos e pessoas queridas, a concretização de ideais os mais profundamente almejados, e a certeza da consciência que não nos machuca ou tortura. Alegria é observar embevecido o brilhos nos olhos do cego, ou a atenção concentrada em quem nada ouve e sentir a esperança que se desprende ou a certeza de sua realização. E gargalhar nos momentos mais infantis.
Alegria é vermos o carinho despreocupado entre as pessoas, ter expectativa da cura de doenças incuráveis como AIDS e o Càncer, os preconceitos serem excluídos sem que precise leis para isso, e saber que as classes mais pobres não precisam da caridade humilhante.
Alegria é presenciarmos o beijo, expressão máxima de ternura entre as pessoas, sermos beijadas e correspondidas com amor intenso. E gargalhar nos momentos mais fúteis.
Alegria é a paixão que nos conduz a expressão máxima do prazer, sentir amor nessa lascívia que nos conduz à união mais completa, desejar que sempre o ápice seja mais intenso em sua manifestação imperativa.
E gargalhar, pedindo mais.
Alegria é viver, sentir amar, realizar, ter amigos e compreender, é rir de dentro para fora e sentir prazer nas pequenas coisas, alegria é reconhecer o erro e saber se desculpar sem timidez. E gargalhar de todas as coisas ingênuas que a vida oferece.

Vània Moreira Diniz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui