Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dr. Barbosa Gomes. Exemplo de Dedicação -- 13/05/2003 - 15:01 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Dr. Barbosa Gomes. Exemplo de Dedicação.

(por Domingos Oliveira Medeiros)





O procurador da República, Joaquim Barbosa Gomes, assumirá uma vaga na mais alta Corte de Justiça deste país. Um exemplo para os que insistem no pressuposto de que há necessidade de abrir cotas para que nossos irmãos de raça negra possam ascender socialmente. Não sou de acordo. E não poderia haver exemplo maior.



Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, como tantas outras, e segundo suas próprias palavras, “Fui adolescente no período do boom econômico, quando havia farta oferta de empregos”.



Veio de Paracatu, cidade do Estado de Minas Gerais, próximo à capital, onde estudou Direito na Universidade de Brasília – UnB.



Antes de assumir o cargo, no Ministério Público, trabalhou em jornais da capital federal, na gráfica do Senado e ocupou o cargo de oficial de chancelaria, no Ministério das Relações Exteriores.



Diz-se “incomodado” com a ênfase que a imprensa dá à sua condição de negro; e que gostaria que falassem de outros aspectos de suas vida, como, por exemplo, a sua especialidade, Direito Constitucional, especialmente de sua obra sobre o controle da constitucionalidade.



Sua tese de doutorado foi publicada na França, em 1994, sob o título “La Cour Suprême dans lê Système politique brésilien”.



Sua vida de estudante foi um exemplo de dedicação e persistência. Durante sete anos, cursou o bacharelado e o mestrado na

UnB, pela manhã, depois de trabalhar, toda a noite, na gráfica do Senado, das 23h às seis da manhã.



Seu gosto pela literatura situa-se entre Balzac, Victor Hugo e Stendhal.



Barbosa Gomes possui um currículo extraordinário. Além de mestre e doutor, há o registro de proficiência em quatro línguas estrangeiras, a saber: inglês, francês, alemão e italiano.



Procurador da República, desde 1984, é professor em universidade nacional e internacional; autor de vários livros e estudos sobre direitos humanos; e consultor jurídico de instituições nacionais e internacionais.



O emprego, o seu talento e sua dedicação, foram suficientes para compor o cabedal de conhecimentos capazes de ser indicado e elevado à posição de membro do Supremo Tribunal Federal.



A coisa é por aí. Mais simples do que parece. Muito embora, diga-se de passagem, que a opinião do Dr. Barbosa Gomes, a respeito das cotas em universidades, para os negros, é diferente da minha. Ele é favorável



Com todo o respeito, apenas nesse ponto, discordamos.



Parabéns pela indicação. Que Deus o proteja. O Brasil precisa de gente competente e honesta. Principalmente, no âmbito do Judiciário.





Domingos Oliveira Medeiros

13 de maio de 2003







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui