Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Dá-lhe CPI -- 13/06/2009 - 17:58 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dá-lhe CPI



O velho Ulisses Guimarães já dizia, e com muita propriedade, que sabia como uma CPI começava, mas jamais, como terminava. É fato! Ultimamente nós estamos vendo o maior falatório acerca desta atual, que o governo Lula fez o que póde para impedir e não conseguiu. Um diz uma coisa, outro diz outra, e nesse clima de insatisfação e desconfiança, ela foi aprovada e começa a agir. Claramente depreende-se com o seu nascimento que o Presidente Lula perdeu na quebra de braço com os partidos de oposição.
Quando se começa a falar que uma CPI não dará em nada, ou no linguajar dos mais piegas, que tudo morrerá na praia, é porque há o que ser explorado de irregular com ela. Assusta muita gente e daí o falatório ganhar a boca do povo, amadurecer e cair do galho.
Acredito que haja vários flancos abertos na história económico-financeira da Petrobrás. Uma megaempresa, generosa e governada nos últimos tempos por gregos e troianos. Por ela passaram PSDB, DEM e, hoje, reina o PT, dono de 20% dos seus cargos comissionados. É bastante coisa para um partido que até ontem nem sequer sonhava com isso.
Essa CPI afetará, sim, tanto o governo atual, quanto os passados. A mãe generosa concedeu fartas ofertas, contratações sem licitação etc. Desde 2005, a Petrobrás gastou mais de sessenta milhões de reais com pagamento às cooperativas de táxi e de locação de veículos para transporte de cargas e (ou) passageiros. É muito dinheiro. A megaempresa valeu-se apenas de um mero convite, esquecendo-se de que licitar era imperativo. Essas brechas merecem ser auditadas e a sociedade saber quem é quem nesse jogo indevido.
Isso posto, é de esperar-se que a CPI da Petrobrás não seja generosa com ninguém, tanto com os que foram, quanto com os que aí estão. A sociedade exige um passar a limpo consistente e esclarecedor para a opinião pública. Lidar com uma empresa como a Petrobrás exige muito mais do que apenas patriotismo. Se há fendas abertas em sua administração, que venham elas às claras e a bem da verdade.
Espero que logo, logo estejamos recebendo dos membros dessa CPI o relatório conclusivo. Ser-nos-á ótimo se tudo estiver nos conformes. Caso haja pecados, os culpados que sejam mostrados em evidência à sociedade e que eles paguem pelo que fizeram. Não vamos pór o lixo da derrocada económica mundial atual como sendo o motivo mais forte para o que de indesejável vier a acontecer ao caixa da empresa. A CPI deve andar livre e soberana. O governo deve baixar o facho e aguardar os resultados com equidistància.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui