Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A CPI da Petrobrás -- 13/06/2009 - 17:14 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CPI da Petrobrás



Deixou-me pouco entendimento a ansiedade do Presidente Lula em abortar as ações pró CPI corrente, entre parlamentares que queriam e conseguiram a CPI da Petrobrás. Por que terá ficado tão irritado o Presidente Lula e agido com tanto empenho em seu perdedor desejo no sentido desse abortamento? Não sei. Ninguém me disse. Mas que a criança já nasceu, disso não há mais dúvidas.
Defendê-lo ou não passa a ser agora, entre os senhores parlamentares, uma questão nova. O PSDB cobrou a tal CPI, empenhou-se pelo sucesso do seu nascimento e ainda ganhou de sobra a imparcialidade voluntária e mansa do PMDB que, a essa altura, não sabe mais se continua sendo o mesmo aliado de antes ou mudou de lado. O governo Lula sentiu o peso do PMDB incomodado pelas recentes demissões de aliados seus do quadro de funcionários da INFRAERO. Mexeu com marimbondos e colheu ferroadas. Agora é sentir a dor do ferrão aliado na própria pele. Não poderia ser de outra maneira. Bateu, levou e pronto!
Fala-se que, com a instauração dessa tão propalada CPI, o governo terá que ler nas páginas da mídia a leitura que os membros dela fizeram do avesso, da contabilidade da Petrobrás na Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, além de outras coisas mais, como o investimento dessa megaempresa na cultura. E saberemos, talvez, se há ou não há a famosa caixa preta que dizem haver. Espero que tudo seja mesmo debulhado e, em havendo culpas e culpados, a CPI, livre de toda e qualquer parcialidade, aponte à Justiça os erros. Afinal, a Petrobrás é dos brasileiros - será mesmo? - e divide-se entre seus setecentos mil acionistas. Dizem que os maiores dividendos que a empresa paga aos seus acionistas derramam na bolsa de Nova York. Saberemos o que se passa no seio de nossa querida Petrobrás e se o conteúdo volumosíssimo publicado e o real do nem menos famoso petróleo do pré-sal são mesmo admiráveis ou não.
Na outra ponta da mesa há o que render ao olhar dos membros dessa CPI: a verdade acerca do que se comete, das manobras contáveis recentemente anunciadas de que a Petrobrás as teria usado para pagar menos tributos ao governo e com isso gerar mais lucros e maiores dividendos a seus acionistas mundo afora.
Desejo saber qual o tamanho dos cargos da Petrobrás preenchidos por membros do Partido dos Trabalhadores. Saberemos quantos são e o montante de reais que isso representa aos cofres da empresa. Democracia tem essas vantagens. Se os ares mostram cheiro de queimado, o parlamento pode sair à procura de fogo.
De todo esse episódio ficou claro que o governo do Presidente Lula está enfraquecido no que concerne ao apoio do seu mais velho aliado político, o PMDB. E juntos têm muita munição para ganharem a batalha contra esse mesmo governo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui