Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O antídoto à crise -- 25/05/2009 - 19:45 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O antídoto à crise



Cada dia tem sido mais difícil abrir os jornais e ler boas notícias. A palavra mais lida é "crise". Há esta dita cuja nos mais diversos setores não só da economia, mas até no moral dos seres humanos que tão desumanamente têm se servido e servido aos outros com seus atos comuns nada corretos. Vivemos dentro de uma crise global onde todos os nossos valores estão sendo postos à prova. Até o entendimento dessa crise é complexo.
Os governos do mundo inteiro têm se reunido à procura de soluções práticas e satisfatórias no intuito de acharem um antídoto eficaz para ela. Reuniões e mais reuniões têm demonstrado que nem só as pilhas de dólares e de euros, disponíveis para seu conserto, não têm sido suficientes. É como se essa crise carecesse de outros valores novos que, infelizmente, parece não se saber ainda de fato quais seriam ou os evitassem em prol de interesses menores. E enquanto isso a crise vai parindo crises menores e distantes ou próximas umas das outras.
Nunca eu paquerei tanto o socialismo como agora. Passei a crer, bem fortemente, dentro de mim, que apenas o socialismo enquanto ação de maior valor norteador, poderá mudar esse rumo de ambição e egoísmo defendido pelo homem moderno. É preciso, como nunca fora antes, dividir o pão produzido e construirmos grandes messes.
Há dois mundos à nossa frente: o que se transformou em uma grande crise e um outro que pode redimir as civilizações e pó-las noutro mundo menos inglório. Não estou com isso defendendo o comunismo, essa forma de governo que, como foi aplicada, mostrou ser violenta, desrespeitosa e improdutiva. Defendo, sim, o coletivo prevalecendo sobre o individual e um ambiente natural onde haja respeito à essência do ser humano, um mundo mais humano e trabalho justo para todos.
O Dalai Lama, com muita propriedade, disse certa vez que nós humanos passamos a vida toda gastando a saúde para juntarmos dinheiro e terminamos por gastá-lo todo com as doença na velhice. Necessitamos de um Estado forte e fundamentalmente social e justo. Um Estado que não permita que seus cidadãos cresçam desnutridos ou analfabetos. Um Estado que permita o apagamento de vez das gritantes diferenças entre as classes sócias, mas um Estado que não permita o tratamento igualitário entre quem trabalha com decência, e aqueles que nada querem.
Não é ficcional ter-se esse sonho de um Estado humano e responsável. O socialismo pode muito bem ser essa ferramenta de mudança. É inadmissível vermos os armazéns do governo abarrotados de alimentos e um exército de crianças famintas, sem escolas, sem tetos, sem pais. Nenhum governo que tolere essas injustiças pode ser grande. Socializemos nossas almas primeiramente e tentemos socializar o Estado moderno. O povo pelo homem deve ser bem melhor do que o homem pelo povo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui