Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Choque de moralidade -- 17/05/2009 - 16:52 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Choque de moralidade



Enquanto pomos em evidência franca os frutos indesejados da atual crise económico-financeira, deixamos de lado o carecido choque de moralidade de que precisamos para falarmos da outra crise bem maior que persiste inquilinando entre nós, a crise da falta de humanidade. Disso decorrem os maiores males que estão atravessando o nosso cotidiano e nos levando a um precipício civilizatório sem igual na história contemporànea.
Inserimos no miolo contextual da crise económico-financeira atual os contrapontos indesejáveis da ausência de memória crítica, o que de certo nos desvia do esperado gesto de pormos em mesa limpa a toalha recheada por nossas assertivas, aquelas que devem e podem mudar a rotina fática desmiolada que insistimos em usar em nossos procedimentos rotineiros.
Estamos caminhando para um desacerto imensurável. Se continuarmos fechando os olhos para nossos mais urgentes e reais problemas sociais, como a fome e a segurança pública, deveremos afundar em um mar agitado, sem condições termos de chegar à praia inda com vida, depois de gratuitamente nadado contra a maré para morrer na praia. Estamos sujando os córregos, envenenando os rios e matando os mares, em um proceder oceànico sem nortes e sem sentidos. Estamos deixando de ser humanos, gente, para cavar nossa vala comum de destruição. Enquanto o planeta resfolega, muitos de nós já nem mais respiramos.
Que se ausente de nós esse legado destruidor e que possamos dar a volta por cima e prepararmos a limpeza moral dos nossos conceitos ditos novos e atuais, transformando-os em algo agradável e frutificador de uma vida saudável!
Nem sei se a natureza nos permitirá reconstruir tudo o que já destruímos dela. Há crimes que são imperdoáveis porque causam a morte da alma de quem é vitimado por eles. Estamos destruindo o que não pertence apenas a nós, mas às gerações futuras que talvez nem vejam mais os nossos frutos miseráveis de destruição.
Um choque de moralidade bem que poderia ser dado em nossas condutas distorcidas do bem e vermos transformados em novos homens e diante disso construirmos um mundo novo, pleno de paz e de amor. Mas, para que tudo isso aconteça, teremos que reprogramar nossas ações de hoje, vendo nelas, além dos interesses varejistas de poucos ególatras, um vínculo forte do grosso e desejável mundo vivo, limpo e feliz. As desigualdades sociais, enquanto forem vivas demais, estarão afastando todos nós de qualquer merecido paraíso.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui