Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Rock dos Lunáticos -- 05/05/2003 - 13:11 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre a resenha do Lunático Postal sobre O

Que é Rock, do Chacon: o que mais me chamou a atenção neste livro do Chacon foi que ele parecia, em várias passagens, ter de se contrapor à intelectualidade "teimosa e nacionalista" da qual o próprio editor Caio Prado Júnior era um notável representante. A justificativa era voltada para o patrão, portanto...

Logo no início, justifica que o leitor renitente não pode proibir os filhos de escutar rock dizendo que "essa música não vai doutrinar o meu filho". Negar o papel de Janis e Jimi seria como negar o papel de Trotsky na revolução russa, como faziam os stalinistas. E por fim afirma que quem não entender o rock, não entende a batalha da Maria Antônia (!) entre outros fatos dos anos 60. A introdução de Chacon ao assunto foi proveitosa, e um achado foi a comparação das vaias recebidas por Caetano com as de Bob Dylan no começo da carreira, em Newport.

Mais que o cinema novo, Chacon ressaltou a importância de escutar o Sergeant Pepper s. Suas opções são claramente anti-nacional e popular: ele opta por rockeiro ao invés de roqueiro. Traduzir "rocker" por "roqueiro" teria sido teimosia nacionalista? Caetano, no viés do roqueiro, foi consagrado. Apesar disso, a dissociação entre MPB e rock prossegue, inclusive entre os ouvintes.

PS: Os lunáticos estão voltando, hein? Já voltaram Bonaparte, Denison, Osaka, Pafúncio Tenório Tobby Urlândio...Só é penoso aguentar El Cuervo pedindo paz.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui