Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CONSCIÊNCIA VENAL -- 06/04/2009 - 18:41 (Umbelina Linhares Pimenta Frota Bastos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONSCIÊNCIA VENAL



Conheço uma mercadoria ideal, que nunca perde o seu valor, que sempre tem cotação nas praças e no mercado de todo o mundo.
Ela nunca se esgota, por maior que seja a procura em tempo de paz, de guerra e de carnaval.
Vende-se e compra-se essa mercadoria a preço de ouro. Essa mercadoria é a consciência. Vende-se no varejo, no atacado, a vista, a prazo, em consignação, a prestação, até com letra promissória.
Sabe amigo! Aluga-se também, até por empréstimo! Torra-se em liquidação periodicamente a preço reduzido, vende-se até em praça pública.
É mercadoria para presente, inteiramente de graça, por amizade ou convenção social.
Ela é sempre venal, a consciência humana!... Vende-se por dez reais hoje, amanhã por mil reais, depois por um milhão, conforme o comprador.
Na verdade o ser humano que vende sua consciência; não passa de um escroque e um malfeitor, pois se a vende, como a poderia ter?
Tudo não passa de um logro, aquele que vende a sua consciência está iludindo o comprador, fingindo vender o que nunca teve.
Crise social, religiosa, política, inventaram mentiras sem conta para fugir da verdade. Funcionários, operários, deputados, presidentes; olha quem dá mais!...
Depois da milésima venda a consciência gasta, cansada, exausta não resiste mais.
Enjoada, enojada de si mesma, nauseada pelo miasma fétido e em desespero precipita-se no abismo...
A consciência venal!...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui