Usina de Letras
Usina de Letras
263 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->07.12.2020 - A Tartaruga E O Coelho -- 07/12/2020 - 17:38 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/



 



Diário do Dia a Dia



 



A Tartaruga E O Coelho



 



É bem verdade que essa fábula tem milhares de anos e seus protagonistas mudaram muito no curso da história. Não sei ao certo se a aposta foi feita entre o jabuti e a lebre ou entre a tartaruga e o coelho. Qual o mais lento?  A tartaruga ou o jabuti? E o mais rápido? O coelho ou a lebre? Preferi refazer essa velha fábula colocando a tartaruga e coelho, pois a primeira é o símbolo da lentidão e da longevidade e o segundo é a própria marca registrada da rapidez e da proliferação. O objetivo da história? É ressaltar a preponderância da inteligência sobre a rapidez, da sabedoria sobre o convencimento, do bom senso sobre a imodéstia.



O coelho vivia passando na cara da tartaruga que ela era lenta e preguiçosa e que ele, coelho era rápido e eficiente. A tartaruga pacientemente ouvia os insultos do coelho, mas um dia, resolveu aceitar o desafio do comedor de cenouras e apostou com ele uma corrida.



Toda a floresta soube do acontecimento e aguardou o dia da corrida. Quando foram combinar os detalhes do percurso, numa mesa presidida pela sábia coruja, o coelho mandou um recado desculpando-se pela sua ausência na reunião. Mas deu carta branca para a comissão escolher a vontade o itinerário da corrida. O coelho, confiando na sua superioridade, achou irrelevante estar presente numa chatíssima reunião como essa e preferiu correr atrás das coelhinhas.



Logo que a corrida começou o coelho disparou na frente e ainda se dava ao luxo de tirar aqui e acolá uma soneca embaixo de alguma frondosa árvore enquanto a tartaruga não chegava. E quando a pobrezinha chegava no ponto em que o coelho estava ele novamente fazia mil piruetas troçando dela e partia novamente na dianteira.



Mas, de repente, eis que surge um rio caudaloso e largo à sua frente. E o coelho ficou sem saber o que fazer para atravessá-lo, nem entendia porque haviam colocado aquele rio no roteiro da corrida. Mas, como não havia ido a reunião, nada podia fazer a não ser ver conformado e humilhado, a tartaruga chegar muitas horas mais tarde e assim mesmo vencer a corrida, chegando vitoriosa e aclamada pelos bichos da floresta na outra margem do rio, escolhido por ela mesma como o ponto de chegada.



Moral: Não é ser ligeiro o que nos torna eficientes. A eficiência é ter um plano bem feito, um objetivo bem definido e um percurso bem traçado.



(Mino-DN, de 18.01.98).



-x-x-x-x-x-x-



A diferença entre o sucesso e o fracasso é a de se fazerem as coisas quase exatamente como deveriam ser feitas... e exatamente (Edward Simmons).



-x-x-x-x-x-x- 



 



https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/



 



Compre aqui que o Magazine Luíza vai deixar em casa.



 



Para lê-los ou relê-los na Usina de Letras: https://bit.ly/tarcisocoelho



 



Inscreva-se.



 



Tarciso Coelho, Crato (CE), 07.12.2020



https://www.magazinevoce.com.br/magazinegarimpotarciso/


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui