Usina de Letras
Usina de Letras
278 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Guga! O número um do mundo..., -- 06/12/2000 - 00:43 (Agostinho M. da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No dia 10 de setembro de 1976, nascia em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, uma criança, abençoada pelos Deuses.


24 anos depois, no dia 03 de dezembro de 2000, consagra-se como o número Um do tênis mundial. A vitória


desse menino Gustavo Kuerten, é algo fenomenal, quando sabemos que esse esporte tinha poucos seguidores no Brasil, que sempre foi uma terra do Futebol; Basquete e Vôlei. Só os bastardos pela fortuna, tinham acesso a esse esporte. E, ele nasceu pobre como a maioria dos brasileiros.


O Guga, como é carinhosamente chamado, conseguiu mostrar que foi o melhor tenista que pisou uma quadra na temporada de 2000.


Neste domingo histórico, o Brasil reviveu suas glorias no esporte mundial, há muito sem ganhar um título desse quilate.


Esse rapaz criança, ao ser proclamado Campeão, discursando e fugindo do protocolo diz: “Não sei se pode, mas vou pedir licença para dar um abraço numa pessoa que sempre me deu muito apoio. E se hoje eu sou o número um do mundo ela é a mãe número um do mundo”, a seguir largo o microfone e dirige-se para sua mãe Alice e lhe dá um grande abraço, beijando-a com carinho de campeão. Mas não esqueceu daquela que sempre o acompanha nas derrotas ou vitórias como em Roland Garros, na França em 1997, quando ganhou o seu primeiro Torneio Internacional do circuito mundial do Tênis.


O importante para nós brasileiro que esse título foi ganho em Portugal, onde a torcida era em sua maior parte favorável ao adversário, que o derrotou no primeiro jogo. Quando Guga, acometido de dores nas pernas, teve que abandonar o seu jogo; por sentir um espasmo muscular, ameaçando sua permanência no torneio de Lisboa.


Com tenacidade, e quando todos achavam impossível ganhar seguidamente, já que não teria o direito de perder nenhuma partida. Enfrentou simplesmente : Sueco Magnus Norman e o russo Yevgeny Kafelnikov, na fase de classificação e pelo heróico triunfo diante do mito Pete Sampras o maior campeão de Tênis que o mundo já teve.


Na final deste domingo Guga derrotou nada menos o campeão mundial de 1999 André Agassi, também norte-americano. Seu adversário simplesmente estava invicto. Antes do jogo ninguém poderia supor que americano invicto e jogando o que vinha jogando poderia perder, de triplo 6/4.


Guga é o primeiro tenista sul-americano a terminar o ano no topo do mundo do Tênis. Em 1998, o chileno Marcelo Rios encabeçou o ranking durante seis semanas. O brasileiro também se tornou o número um do mundo sem ser norte americano desde 1991.


O menino Guga tornou-se adulto nos jogos contra seus ídolos!


Adulto, com alma de criança, consegui com seu jogo endiabrado e criativo, derrotar seus oponentes.


Mas o mais importante, foi o jeito com que ele derrotou no sábado o seu oponente Pete Sampras, onde teve lances dos Deuses. Poderia perder a final que nada roubaria sua apresentação contra o norte-americano. Uma cruzadinha em cima da rede desmoronou o grande campeão. Não foi um lance de tenista e sim dos Deuses.


Após sua vitória final, Guga pegou o microfone do estádio, e com nossa bandeira cobrindo seus ombros, encheu o seu adversário de elogios, agradece por estar falando português e sendo entendido em Lisboa. Quebrando o protocolo como um menino caiu nos braços da família, como uma criança comum, corre para sua mãe, quando está muito contente.


Um jornalista inglês, pediu se ele poderia traduzir o discurso. Ele disse : É mais fácil você aprender português.


Frases do Guga: 1 - Estou muito orgulhoso de mim mesmo e de ser brasileiro. Tenho certeza que fiz um domingo feliz para todos. É o dia mais feliz da minha vida..


2- Se me dissessem, quando o torneio começou, que para ser campeão eu teria que vencer o Kafelnikov, o Sampras e o Agassi, em três dias seguidos, não acreditaria.


3- Ninguém imaginava que um garoto desengonçado de Florianópolis iria jogar tão bem um dia. Ainda mais jogando com esses mitos. Eles foram campeões construídos. Eu vim de uma pequena cidade de um país que não tem torneios. Precisei viajar, construir as coisas muito mais na base da determinação do que de qualquer outra coisa.


Menino criança-rei que fez com que lembrasse, que não entendia nada de tênis. Só sabia que existia esse jogo, por causa da minha amiga Martha, uma sulista de Santa Maria no Rio Grande do Sul, que desde os 14 anos, pratica esse esporte. Com certeza também é uma menina, já que teve um ombro quebrado por força desse esporte dos reis.


Escrevo para redimir meus pensamentos temerosos, que fez com eu fizesse muitas promessas. Benditas lágrimas de alegria e agradecimento por um domingo que nunca sairá da minha retina. Obrigado Martha por fazer com que eu tivesse essa alegria. Estava precisando dessas lágrimas... Guga você é o número um! Parabéns

Agora vou enumerar todos os futuros títulos do nosso grande tenista.

CONQUISTAS DE GUGA ATÉ 26 DE OUTUBRO DE 2003.
1997 - ROLAND GARROS - SAIBRO - Sergi Bruguera
1998 - STUTTGART - SAIBRO - Karol Kucera
MALLORCA - SAIBRO - Carlos Moya
1999 - MASTERS MONTE CARLO - SAIBRO - Marcelo Rios
MASTERS S.ROMA - SAIBRO - Patrick Rafter
2000 - SANTIAGO - SAIBRO - Mariano Puerta
M.S.HAMBURGO - SAIBRO - Marat Safin
ROLAND GARROS - SAIBRO - Magnus Norman
INDIANÁPOLIS - RÁPIDA - Marat Safin
LISBOA - RÁPIDA INDOOR - André Agassi
2001 - BUENOS AIRES - SAIBRO - José Acasuso
ACAPULCO - SAIBRO - Galo Blanco
MASTERS SÉRIES M. CARLO - SAIBRO - Hicham Arazi
ROLAND GARROS - SAIBRO - Alex Corretja
STUTTGART - SAIBRO - Guilhermo Canas
CINCINNATI - RÁPIDA - Patrick Rafter
2002 - BRASIL OPEN - RÁPIDA - Guilhermo Coria
2003 - AUCKLAND - RÁPIDA - Dominik Hrbaty
- S.PETERSBURGO - RÁPIDA CARPETE - Sergis Sergsian
ÚLTIMO TÍTULO, FOI NO DIA 26 DE OUTUBRO DE 2003 - EM SÃO PETERSBURGO, Rússia

FIM...
Extraido do JORNAL O GLOBO.

27 de outubro de 2003


Guga voltou a sentir o gostinho de ser campeão. Depois de nove meses sem beijar um troféu, Gustavo Kuerten pode relembrar os bons momentos de sua carreira ao vencer ontem o armênio Sargis Sargsian na final do Torneio de São Petersburgo, na Rússia, por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 6/3), conquistando seu 19 título e o primeiro em piso de carpete.

— Estou muito feliz com mais esta conquista que é importantíssima na minha carreira. É mais um passo adiante e o maior torneio que ganhei depois da cirurgia — disse Guga, que após ter sido submetido a uma artroscopia no quadril direito, em fevereiro de 2002, conquistou os títulos do Brasil Open, em setembro de 2002 e Auckland, em janeiro deste ano. — Estou mais feliz ainda por terminar o ano com um título, da mesma maneira que comecei.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui