Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A febre do clima -- 07/03/2009 - 18:52 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A febre do clima



A Europa já anunciou: já se sabe quanto será necessário gastar-se para evitar os maiores e piores efeitos daninhos da poluição sobre o clima do planeta. Serão 507 bilhões de reais ao ano e até 2020, mas isso em recursos adicionais. É uma dinheirama estúpida. Uma notícia dessa, diferente da que o Presidente Lula não gosta de ler nos jornais, dá azia até umas horas. Quando a cabeça não pensa, é o corpo que padece e quando o homem não cuida bem do meio ambiente, é o planeta que chora e pode até morrer.
Refundam-se conceitos todos os dias, reuniões e mais reuniões, documentos e mais documentos são elaborados e está aí Kyoto sendo esquecido em seu próprio envelhecimento, sua finitude quase inútil. Falam demais e fazem de menos. O clima está tão louco que chega a permitir que parte do planeta se resfrie bem mais que suas medidas históricas, enquanto outros peguem fogo. Há um desembesto de águas caindo do céu em curtíssimo período de tempo nalguns lugares e tantas outras paragens que não veem a chuva cair há décadas. Os desertos estão parindo desertos novos, ainda maiores e mais áridos. A África vê grande parte do seu povo pobre morrer de fome e de sede.
Dizer-se urgente para se tomar uma atitude frente à poluição do planeta como um todo já se sabe, não é nenhuma novidade mesmo. O que está sendo feito é que ainda é pouco e vagaroso. Há tempos perdidos dentro doutro tempo maior, mas ainda nos resta esperança em ter esperança. Por isso é preciso que ajamos com firmeza de propósitos, seriedade, muita determinação. A vida na Terra só permanecerá a tecer sua história se o planeta for salvo a tempo. Há tempo para isso!
A crise financeira mundial é pinto frente às intempéries que temos visto com as mudanças climáticas nos últimos anos. Os jacarés até que se acostumariam a viver sobre pedras, mas é impossível que os bodes o façam sob as águas. Cada macaco no seu galho - mesmo que macaco possa viver pelo chão se lhe faltarem galhos em árvores!
Cada um fazendo a sua parte a coisa anda. Desmatar é proibido, poluir os lençóis freáticos pior ainda. O remédio é a conservação da natureza a todo custo. Quem ficar apenas assistindo correrá o risco de morrer dormindo. É hora de arregaçar as mangas e partir para o conserto. O planeta Terra é, reconhecidamente, no universo, o único habitat para os seres humanos. Quem estiver pensando que temos outra morada sobressalente, nalguma galáxia perdida por aí, ainda está apenas sonhando. A verdade, o axioma, o imperioso, é que temos que salvar nosso planeta já e custe o que custar! O homem já brincou demais com a verdade. É hora de virar gente séria.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui