Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POR QUE O PT MUDOU AO ASSUMIR O PODER ? -- 01/05/2003 - 10:30 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POR QUE O PT MUDOU AO ASSUMIR O PODER ?



Filemon F. Martins





É intrigante. Por que o Partido dos Trabalhadores mudou tanto tão rapidamente ao assumir o Poder ? O cidadão Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, com certeza, para mudar os rumos da economia brasileira. Mas há uma enorme contradição na gestão do governo. Parece que o antecessor do Presidente Lula deixou um manual a ser seguido. Um pouco mais duro, é verdade. Senão, vejamos: O PT era contra a CPMF, agora quer mudar o nome e torná-la definitiva. O PT era contra a taxação dos inativos, agora não abre mão da indigitada cobrança. Leonel Brizola, do PDT, divulgou documento assinado por Luiz Inácio Lula da Silva contra a taxação dos inativos, na época da Reforma de FHC em 98, que, com o pretexto de equacionar as contas da Previdência Social no Brasil, reduziu o direito à aposentadoria, trazendo prejuízos aos trabalhadores, aprovando a emenda nº 20/98, numa batalha junto ao Congresso Nacional, que envolveu até a compra de votos de parlamentares, conforme foi noticiado à época. Agora, o próprio Lula, como Presidente da República, não abre mão da cobrança. No encontro com a bancada do PT reafirmou que não mudará a proposta e cobrará apoio integral da bancada petista. É de se indagar: Qual canto de sereia o atual Presidente teria ouvido ? Agora, os caciques do PT, José Dirceu e José Genoino ameaçam expulsar os dissidentes que se opuseram à Reforma da Previdência, da maneira como está sendo conduzida. O articulista DOMINGOS OLIVEIRA MEDEIROS em artigo inserido no site www.usinadeletras.com.br, REFORMA DA PREVIDÊNCIA, diz: “O governo precisa ser mais transparente e honesto em suas proposições. Ao pretender unificar a Previdência, criando limites iguais para o setor público e privado, o governo não esclareceu, até agora, se os servidores públicos terão direito ao FGTS, a exemplo dos demais trabalhadores.” Mais adiante afirma: “ Depois, ao entregar à iniciativa privada o gerenciamento de aposentadorias com valores superiores aos que ficarão a cargo do governo, não se falou, não temos notícias acerca das responsabilidades, no caso de haver, no futuro ( como já houve ) falências fraudulentas, que causaram enormes prejuízos aos que optaram por montepios privados.”

O Partido dos Trabalhadores, que perseguiu o Poder durante muitos anos, não pode, agora, pensar pequeno. Onde ficaram as promessas de campanha do ex-sindicalista, fundador do PT em 1979 ? E o programa de governo do próprio PT, já que, infelizmente, estão adotando o projeto neoliberal, já reprovado pelo povo nas urnas ? A verdade é que o PT está vivendo uma das maiores crises nos seus 23 anos de existência. Para nós, os eleitores, a mudança de posição da direção do PT revela um autêntico estelionato eleitoral poucas vezes visto na história dos partidos políticos. Uma pena. O PT poderia pensar maior e continuar administrando o País, se o fizesse de acordo com os anseios da população brasileira. Certa vez, o general Médici, falando de seu período de governo, disse: "a economia vai bem, mas o povo vai mal." Contudo, só nos resta, mais uma vez, lamentar, por não termos percebido a “maracutaia”, como muitas vezes falou o então candidato a Presidente da República. E lembrar de Jesus, no episódio da traição, que com um olhar perplexo e assustador olhou para Pedro e o fez chorar amargamente.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui