Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Predestinados à Violência ? -- 27/09/2003 - 02:04 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Alguns argumentam que a propensão à violência ou a matar sempre foi algo inato nos seres humanos.
Outros ainda, acham que, quem nasceu pra ser bandido, pode ser até bem educado, de boa familia, mas finalmente, na primeira oportunidade, sucumbem. Tem aqueles também que acham que as más companhias deveras influenciam. Para os defensores da evolução nós nos originamos de animais selvagens e simplismente herdamos suas características violentas. Essas teorias nos condenariam a um ciclo infindável de violência sem esperança de escape.

No entanto, existe muita evidência em contrário. As teorias mencionadas acima não explicam porque em diferentes culturas existem amplas variações na freqüência e nos tipos de violência. Não indicam por exemplo, por que em certas culturas reagir com violência parece ser a regra, ao passo que em outras sociedades relatam bem pouca violência, com índice de assassinato quase zero. O psicanalista Erik Fromm expôs falhas na teoria de que herdamos a agressividade de primatas destacando que, embora alguns deles sejam violentos em resultado de necessidades físicas ou de auto-defesa, sabe-se que os humanos são os únicos que matam pelo simples prazer de matar.
Temos ainda a última informação científica de que: O genoma humano é mais parecido com a raça canina e nada parecido com os primatas.
Vai daí que existem mais raças de cães dóceis do que violentos. Porém como nunca fomos primatas, nem cães, nenhuma das téses acima são válidas, a meu ver. Lendo o livro The Will To Kill-Making Sense of Sensseless Murder.(A Vontade de Matar-Como Entender o Homicidio Insano), os professores James Alan Fox e Jack Levin Dizem:
"Alguns individuos são mais propensos à violência do que outros, mas o livre-arbítrio ainda está presente. A vontade de matar, embora governada por numerosas forças internas e externas, ainda inclui fazer uma escolha e decisão humanas e, com isso, vem responsabilidade e culpabilidade."


Conclusão longa

Tudo que se tem observado no Usina nestes últimos mêses é o desejo insano de ver virtualmente cabeças rolando, corpos desvícerados e um mar de sangue sem precedentes na Internet.


Conclusão curta

Falta amor para com o semelhante, precisamos mudar a personalidade.


Don Cuervo




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui