Usina de Letras
Usina de Letras
217 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Como Encara o Futuro ? -- 05/10/2003 - 03:46 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Todos nós avançamos ao futuro a uma velocidade de 60 minutos por hora. Entretanto, o que o futuro trará a você dependerá de como o encara e de como o planeja.


Seu futuro consiste em mais do que apenas o tempo que lhe resta da sua vida presente. Ilnclui também o modo em que usa esse tempo, os planos que fez, e os alvos que estabeleceu.

Conforme observou certo renomado inventor: " Todos nós devemos estar interessados no futuro, pois teremos de passar nele o resto de nossa vida."

Então, por que se dá que tantas pessoas se preocupam tão pouco com o futuro ?

Há diversos motivos para isto. Eis alguns deles:

*A ansiedade e a luta da vida cotidiana sufocam as esperanças quanto ao futuro.

*A filosofia da "geração agora", "tribalistas" e coisa e tal promove o conceito " viva o presente e não se preocupe com o futuro."

*Os que seguem o modo de vida de " o que tem de ser será", ninguém foge do destino. Acreditam que somente o destino rege o futuro.

* A opinião "de que adianta isso" resulta em desespero e impede que se estabeleçam alvos para o futuro.

Mas, que dizer daqueles que fazem planos para o futuro ? Seus planos talvez careçam de objetividade, e, portanto, seu futuro talvez se revele desapontador.

Como asiim ? Se os planos se baseiam tão somente no pensamento humano para se concretizarem, podem levar a um futuro diferente do esperado.

Um sábio escritor antigo fez a seguinte observação sobre as idéias humanas:
"Bem sei, ó JEOVÁ, que não é do homem que anda a dirigir o seu passo." - Jer.10:23

Se o homem tem dificuldade de dirigir seu próprio passo rumo ao futuro, como pode dirigir ele outras pessoas ?

Não pode, pois as duas grandes coisas que regem o pensamento humano são falhas.

Uma delas, são nossas características herdadas; a outra , o meio ambiente em que se vive. E a filosofia da comunidade política, religiosa, econômica e social constantemente força as pessoas no seu molde.

Com que resultados ? Desvia a pessoa dum futuro realístico. - Rom. 5:12 ; 1 Jo 5:19

Por exemplo, este esforço talvez inclua a preparação para a instrução de nossos filhos, supondo que isso lhes garantirá um futuro mais promissor. Mas há pessoas formadas que estão desempregadas. Ou pode ser que no momento esteja trabalhando muitíssimo, para gozar de segurança financeira no futuro. Mas, a inflação tem despojado bens financeiros. Ou pode ser que aguarde a aposentadoria com um lar e uma renda que lhe proporcione independência em sentido material e o habilite a viver os anos dourados com conforto. Contudo, a morte ou algum outro infortúnio tem privado muitos dessa esperança. Ou pode ser que acredite que de algum modo o futuro será melhor amanhã. Mas, esse "amanhã" nunca chega.


Ai você pergunta: "Como posso ter um futuro realístico ?" A resposta talvez esteja no que John Galsworthy, ganhador do prêmio Nobel, escreveu: " Se você não pensar no futuro, não poderá ter um ."

Napoelão Bonaparte, imperador da França no sec.l9 já dizia: " Nada é mais difícil, e portanto mais precioso, do que saber como decidir"

Quer seja fácil quer difícil, tomar decisões as vezes é inevitável, mas não se precipite. Alexandre " O Grande" Magno, imperador da ex-potência mundial, a Grécia, decidiu conquistar o mundo e reconstruir Babilônia, os dias dele estavam contados, morreu de febre tifóide antes de completar 30 anos e seu império foi dividido entre quatro generais.

Portanto,tenha um conceito equilibrado sobre o futuro, tome decisões sábias pra não se arrepender.




Comentarios

Atento  - 12/08/2012

PLÁGIO!!!!

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui