Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Curso Grátis: IPGN - INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO -- 29/04/2003 - 20:51 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CURSO: INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO



APRESENTAÇÃO



Solicitamos que você leia atentamente a apresentação do curso e só efetive sua pré-inscrição ou confirmação de matrícula, caso tenha certeza que deseja participar do Curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio pela Internet -IPGN. Há milhares de pessoas na lista de espera e as vagas são limitadas.



Quem pode fazer a pré- inscrição: qualquer pessoa interessada em iniciar o seu próprio negócio. Para isso, recomendamos a leitura dos tópicos desta apresentação. Confirmado seu interesse no curso, você deverá escolher no menu acima a opção pré-inscrição. Você informará os dados solicitados e será incluído em uma lista de espera e, posteriormente, será comunicado, via e-mail sobre a abertura de novas turmas.



Quem pode confirmar a matrícula: Só poderão optar por confirmar a matrícula, as pessoas pré-inscritas e que já receberam via e-mail o código de acesso.



Para melhor compreensão, recomendamos que você leia os tópicos desta apresentação na seqüência proposta abaixo:



1. O que é o IPGN?

2. O que é um Plano de Negócio?

3. Quem pode fazer o curso?

4. Como conteúdo está organizado?

5. Como fazer o curso?

6. Duração e tempo necessário de estudo

7. Nestor: seu companheiro de curso

8. Como é o ambiente do IPGN?

9. Recursos de tutoria e comunicação



Suporte IPGN : suporteipgn@iea.com.br





O QUE É O IPGN



O Iniciando um Pequeno Grande Negócio pela Internet- IPGN é um programa do SEBRAE que orienta o empreendedor a organizar suas idéias e recursos, indicando um roteiro com os principais aspectos a serem considerados no planejamento e abertura de um negócio. O IPGN ensina, passo-a-passo, a elaborar um Plano de Negócio.



O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS



Um Plano de Negócio é um documento que especifica os principais fatores necessários para a criação de um negócio, seja ele pequeno ou grande. Ele consiste em dar respostas, cuidadosamente organizadas, a uma série de perguntas consideradas vitais para quem pretende começar um empreendimento. É um documento escrito, cuja elaboração irá permitir que você conheça melhor seu futuro negócio, além de avaliar a viabilidade de sua implementação.



Por isso, ao longo do curso, você será convidado a desenvolver algumas tarefas que representam diferentes etapas na elaboração do seu Plano de Negócio. Serão propostas atividades de pesquisa e levantamento de dados para que você aprenda a elaborar esse documento. Você poderá utilizar dados concretos sobre o seu futuro negócio ou simular situações, no caso daqueles que ainda não têm uma idéia clara sobre o tipo de empreendimento que desejam criar.



Ao final dos capítulos, tendo realizado todas as tarefas, você terá desenvolvido o seu Plano de Negócio. Bastará um comando de impressão ou download para que você tenha em mãos o documento final. Essas atividades não são obrigatórias, mas são uma estratégia eficiente para o planejamento de seu negócio e um bom aprendizado.



QUANTO CUSTA E QUEM PODE FAZER O CURSO?



O IPGN é um curso totalmente gratuito, destinado a todos os empreendedores que desejam planejar a abertura de um negócio. O curso pode ser realizado também por empreendedores que já tenham seu próprio negócio, mas desejam algumas orientações para melhorar os resultados de seu empreendimento. Recomendamos que os participantes tenham completado ou estejam cursando o segundo grau e possuam acesso regular à Internet.



Para a melhor visualização do ambiente de estudos na Internet recomenda-se o uso dos navegadores Internet Explorer 5 ou superior ou Netscape Navigator 4.72 ou superior. Sugerimos também que seja utilizada resolução de 800 X 600 pixels ou superior. Caso se matricule no IPGN, você poderá instalar ou atualizar estes programas, a partir do link disponível na tela de entrada do curso (o mesmo lugar onde você digita seu login e senha).



COMO O CONTEÚDO ESTÁ ORGANIZADO?



Para que, ao final deste curso, você saiba como elaborar o seu plano de negócio, o conteúdo foi dividido em cinco módulos, e cada módulo, por sua vez, é composto por 2 a 5 capítulos.



PERFIL EMPREENDEDOR

Discute o perfil empreendedor e o motivo pelo qual as pessoas buscam tornar-se empresários. Apresenta também algumas definições de empreendedorismo, trazendo a reflexão sobre as principais características do comportamento empreendedor.



IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

Aborda as questões relacionadas com a identificação de oportunidades de negócios, apontando tendências globais que geram estas oportunidades. Também auxilia na definição da missão do seu futuro negócio.



ANÁLISE DE MERCADO

Você tomará contato com a necessidade de analisar o mercado antes de iniciar o negócio, avaliando os potenciais concorrentes, consumidores e fornecedores. Também apresenta métodos para você fazer estas análises, permitindo-lhe estimar suas vendas futuras e, sobre estes resultados, definir o seu modelo de negócio.



CONCEPÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Trabalha o projeto da linha de produtos e serviços que o seu negócio oferecerá aos clientes. Para isso, discute os atributos ou características que devem ter para atender as necessidades dos clientes. São trabalhados, ainda, conteúdos relacionados à formação de estratégias de diferenciação relacionadas aos produtos/serviços.



ANÁLISE FINANCEIRA

Aponta a necessidade de você realizar um planejamento financeiro, ensinando a forma de calcular os custos, preço de venda, receitas e investimentos presentes em qualquer negócio. Também auxilia no cálculo de alguns indicadores financeiros que expressam a viabilidade do seu futuro negócio.



COMO FAZER O CURSO?



Como a elaboração de um plano de negócio segue um conjunto de passos que vão se somando, os capítulos são seqüenciais. Você iniciará pelos capítulos do módulo 1, depois os do módulo 2, e assim sucessivamente, até completar o módulo 5. Existem dois modos de acessar o conteúdo do IPGN: online (conectado à Internet) ou offline (fazendo download dos textos).



ONLINE:



Digite seu login e senha e você poderá acessar o conteúdo do IPGN, navegando pelas páginas do curso na Web. Desta forma, conectado à Rede, você lerá o material diretamente na tela do seu computador, resolvendo os exercícios e atividades propostos. À medida que um capítulo for estudado e seus exercícios resolvidos, o capítulo seguinte será disponibilizado.



OFFLINE:



Você poderá, também, estudar sem estar conectado à Rede. Neste caso, precisará fazer o download do conteúdo dos módulos, "baixando" para o seu computador os arquivos com os textos do curso. Você poderá ler esse material na tela do seu micro, sem precisar estar conectado, ou ainda imprimi-lo, para estudar onde e quando quiser. Finalizada a leitura, retorne ao ambiente do curso na Web e faça os exercícios correspondentes a esse capítulo, indicados na apostila que você "baixou" da Internet. Só depois de finalizado um capítulo, você poderá começar o próximo, seguindo o mesmo processo. Um novo módulo estará disponível para "download", quando os capítulos anteriores estiverem resolvidos.



Recomendamos que você, no decorrer do curso, acesse diariamente o ambiente na Internet para que se mantenha atualizado das novidades que serão publicadas na forma de avisos, de agendamento de chats, das mensagens no fórum e FAQ´s. Deverá também aproveitar os recursos disponíveis para interagir com o tutor e seus colegas de turma. Afinal, a interação é uma das melhores formas de melhorar seu aprendizado!



Certificado



Você deverá ler atentamente todos os capítulos, realizando todos os exercícios de fixação. Ao final do curso será solicitada a confirmação dos dados do seu cadastro e o preenchimento obrigatório de uma avaliação com sua opinião sobre o curso. O certificado será enviado pelo SEBRAE via correio, no endereço informado por você.



DURAÇÃO E TEMPO NECESSÁRIO PARA ESTUDOS



O tempo disponível para fazer o curso é de 60 dias. Neste período, você determina o seu próprio ritmo de estudo. No entanto, sugerimos que você se dedique ao IPGN em média 5 horas por semana, não ultrapassando 1 hora de estudo por dia. Para ajudá-lo em seu planejamento, recomendamos que nos 60 dias de curso você distribua o tempo dedicado a cada módulo, conforme o cronograma abaixo:



Módulo 1 - Perfil do Empreendedor (2 dias)

Capítulo 1 - O empreendedor (1 dia)

Capítulo 2 - As características do comportamento empreendedor (1 dia)



Módulo 2 - Identificando Oportunidades de Negócios (4 dias)

Capítulo 1 - Idéias e oportunidade (2 dias)

Capítulo 2 - Definindo a missão do seu negócio (2 dias)



Módulo 3 - Análise de Mercado (12 dias)

Capítulo 1 - O que é e para que serve a análise de mercado? (1 dia)

Capítulo 2 - Análise do mercado consumidor (3 dias)

Capítulo 3 - A criação do instrumento de pesquisa (3 dias)

Capítulo 4 - Conhecendo seu mercado concorrente (3 dias)

Capítulo 5 - Conhecendo seus fornecedores (2 dias)



Módulo 4 - Concepção dos Produtos e Serviços (12 dias)

Capítulo 1 - Concepção dos produtos e serviços (3 dias)

Capítulo 2 - O projeto adequado do processo (3 dias)

Capítulo 3 - Fluxograma: ferramenta para projetar os processos (3 dias)

Capítulo 4 - Diferenciando seu negócio em todos os processos (3 dias)



Módulo 5 - Análise Financeira (30 dias)

Capítulo 1 - Análise financeira (3 dias)

Capítulo 2 - O levantamento de custos (4 dias)

Capítulo 3 - Quanto custa o seu produto/serviço? (4 dias)

Capítulo 4 - Indicadores de desempenho (4 dias)



Finalização do Plano de Negócio* - (15 dias)



* Os últimos 15 dias que integram o módulo 5 foram planejados para que você se dedique à elaboração final do seu plano de negócio. Aproveite esse período para dirimir dúvidas com seu tutor, aprofundar a discussão com seus colegas e retomar os pontos do conteúdo nos quais você ainda tenha alguma dificuldade.



FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO EM:

http://ipgn.iea.com.br/pre_inscricao.php
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui