Usina de Letras
                                                                         
Usina de Letras
224 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59126 )

Cartas ( 21236)

Contos (13112)

Cordel (10292)

Crônicas (22195)

Discursos (3164)

Ensaios - (9439)

Erótico (13481)

Frases (46510)

Humor (19277)

Infantil (4457)

Infanto Juvenil (3724)

Letras de Música (5478)

Peça de Teatro (1337)

Poesias (138227)

Redação (3054)

Roteiro de Filme ou Novela (1060)

Teses / Monologos (2427)

Textos Jurídicos (1945)

Textos Religiosos/Sermões (5522)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Crônicas-->*O SELO DA INTELIGÂNCIA* -- 12/02/2009 - 22:15 (Sonia Nogueira - *sogueira*) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
.

*O Selo da Inteligência*

Está gravado nas ações de cada ser dito “humano”. Diante da frase afirmativa concluímos que, em cada ação, o homem usufrui de sua capacidade intelectiva. As pessoas rudes também usam deste poder, se não no saber das letras, mas na capacidade criadora de algum invento.

Mas, quero falar de pessoas cultas, que trazem uma bagagem de conhecimentos adquirida nos bancos escolares de uma vida acadêmica. Os administradores de uma nação, os grandes inventores, os pensadores na arte de escrever, os jovens que num futuro bem próximo serão os seguidores dos destinos de sua pátria.
Como selecioná-los, quando vemos jovens irresponsáveis e desequilibrados dizimar a vida de outro jovem cheio de esperança, uma vez que seu sonho foi realizado. Chegar a uma universidade.

O sonho iniciou e findou no mesmo dia, encontrado na piscina, morto; outro porque não queria se embriagar, pois não tem o hábito de tomar bebidas, foi amarrado e surrado, e ao chegar como indigente ainda foi mal recebido, por pessoas que cuidam da vida, segundo seu depoimento. E outros casos de acadêmicos que queimaram pobres pedintes nas ruas, ou uma mulher que “achavam” ser uma prostituta. Etc, etc, etc...

É o selo da inteligência? No meu entender a inteligência ainda não alcançou o ápice da sabedoria; a ignorância, a mesquinhez, a maldade estão em prioridade no desequilíbrio emocional, a formação do caráter, não está estruturada e a educação em déficit.

Concluo que a Inteligência usa com a mesma intensidade as duas faces: O bem e o mal, o amor e o ódio, a dignidade e a devassidão... Mas, vemos também que mesmo a longa distância o bem vence sobre o mal. Quando a justiça dos homens não pune os culpados, a justiça de Deus não falha.

E não me venha dizer que essa afirmativa é um sofismo, uma falácia, uma parábola bíblica. Assisto e vejo todos os dias na história da humanidade à recompensa por cada ato cometido, e o pagamento em dobro por cada por cada promissória assinada, diante do nosso compromisso, na construção da vida.

Quando Deus habita no nosso coração não deixa espaço para a entrada da iniqüidade, malicia, perversão.

Os verdadeiros sábios não se corrompem, são peritos da própria sensatez, que repousa na sabedora e na contemplação do amor e da paz.

Sonia Nogueira *sogueira*
Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui