Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ano 2000 -- 11/02/2000 - 21:35 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Só agora, já na segunda semana de fevereiro, me dou conta de que estamos no ano 2000. Vejo aliviado que, tirando alguns passageiros de ónibus, trem ou avião, o mundo não acabou. Esta conversa de final do mundo é como voar de avião. Há quem tenha muito medo e há quem não tenha medo algum. A maioria contudo, por via das dúvidas, sempre fica em silêncio na decolagem.

É certo que todas as previsões falavam no novo milênio e não propriamente no ano 2000. Após alguma negociação ficou decidido que 2000 é o último ano do segundo milênio e não o início do terceiro, como muitos pensavam. Na realidade, houve uma batalha entre os puristas e os festivos. Os primeiros invocaram a precisão conceitual, como se a contagem estivesse correta. Os outros, mais festivos, acharam bonitinho o número 2000, assim redondo como se diz. De qualquer forma os festivos só concordaram com a decisão após comemorarem a virada. Com isto ganham mais um motivo (como se fosse necessário) para cascatas de fogos e apoteoses em geral no final do ano. Pra quem gosta, não chega a ser ruim. Hecatombe adiada, temos o ano todo para uma preparação mais adequada.

Considerando nossa índole descansada, ainda é cedo para se tomar qualquer providência, mesmo porque, como acontece sempre, este ano só inicia em oito de março. Após o meio dia, é claro. Assim, de certa forma estou adiantando os acontecimentos achando que já estamos no ano 2000. Precipitação.

Na realidade estamos em um período muito peculiar. Esta época do ano é uma espécie de hiato. Inicia no primeiro dia do ano e vai até o término do carnaval. Aí temos outra imprecisão, mas a maioria concorda que este ano o carnaval termina no dia sete de março. Há os reticentes que insistem em prosseguir até o início das festas juninas mas são uma minoria, não mais que uns vinte milhões. Este é o período de recessos variados. Os gaúchos vão à praia, os cariocas montam alegorias e os baianos lavam duas ou três igrejas, esperando o dia do carnaval oficial. Desnecessário lembrar do legislativo e do judiciário.

Com isto, fica difícil iniciar o ano, sem falar naqueles que estão presos em nevascas do hemisfério norte. Não são muitos, mas de um modo geral são os que mandam no dinheiro.

Melhor ter paciência e aguardar mais um pouco.


Escrito em 10.02.2000
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui